Presidente brasileiro deixa premiação da Clinton Foundation após desentendimento com o Serviço Secreto dos EUA e presença surpresa de Joe Biden.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu se retirar de um evento da Clinton Foundation em Nova York, na última segunda-feira (23), após um desentendimento envolvendo sua equipe de segurança e o Serviço Secreto dos Estados Unidos. Lula participaria da cerimônia ao lado do ex-presidente americano Bill Clinton, para discutir temas como meio ambiente e transição energética, mas não compareceu após sua delegação ser impedida de acessar o local.
A confusão teve início quando o protocolo previamente acordado com a delegação brasileira não foi respeitado. A presença inesperada do presidente Joe Biden, que também compareceu ao evento, fez com que o Serviço Secreto americano assumisse o controle da segurança, alterando os planos originais. Como resultado, parte da equipe de segurança de Lula, pertencente ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi barrada no acesso à área por onde o presidente brasileiro deveria entrar.
Ao chegar, poucos minutos após o incidente, Lula, visivelmente irritado, decidiu não entrar no local sem sua equipe. “Não vou continuar com isso”, teria dito. A equipe de organização tentou convencer o presidente a voltar, mas ele optou por deixar a cerimônia sem participar das discussões programadas.
Leia mais
Menina de 10 anos desaparecida é encontrada com vida em floresta da Louisiana
Justiça argentina emite ordem de prisão para Maduro por crimes contra a humanidade


Faça um comentário