
Relatório aponta 10 indígenas envolvidos em ataque que resultou na morte de Paola Rodrigues; Operação Menés VI culmina em prisões e apreensões.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
Passo Fundo/RS – A Polícia Federal concluiu a investigação sobre o homicídio da adolescente indígena Paola Rodrigues, de 13 anos, assassinada em 4 de dezembro de 2023, na Terra Indígena Kaingang Cacique Doble, no Rio Grande do Sul. O relatório final do inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, resultando no indiciamento de 10 indígenas pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, uso e disparo de arma de fogo, danos qualificados e milícia privada. A investigação revelou a complexidade e a gravidade dos eventos que levaram à morte da jovem.
O homicídio de Paola Rodrigues ocorreu em meio a um intenso conflito na Terra Indígena Kaingang Cacique Doble. Durante o ataque, um grupo armado cercou a residência onde a jovem e outras 15 pessoas estavam se escondendo. Os agressores dispararam diversas vezes com espingardas de grosso calibre, apesar dos apelos das vítimas, que enfatizavam a presença de mulheres e crianças no local. Paola foi atingida na nuca e morreu instantaneamente, enquanto outros dois adolescentes foram feridos, mas sobreviveram.
A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança, iniciou a investigação imediatamente após o ataque. As equipes realizaram levantamento do local do crime e inquirições das vítimas e testemunhas. Em março de 2024, foi deflagrada a Operação Menés VI, que resultou na execução de 11 mandados de prisão, sendo cinco preventivas e seis temporárias, além de 11 mandados de busca e apreensão. A operação visou capturar os envolvidos e reunir evidências adicionais sobre o caso.
O caso agora está com o Judiciário e o Ministério Público para análise e tomada de medidas legais. O indiciamento dos acusados por uma série de crimes graves ressalta a necessidade de justiça e medidas eficazes para enfrentar conflitos internos nas comunidades indígenas e garantir a segurança dos seus membros.
A conclusão da investigação e a realização da Operação Menés VI são passos importantes para esclarecer os eventos e responsabilizar os envolvidos, refletindo a determinação das autoridades em resolver casos de violência e promover a justiça. As autoridades continuarão a monitorar a situação e a trabalhar para assegurar que todos os responsáveis sejam devidamente processados.
Leia mais
Operação Buzz Bomb combate uso de drones por facção criminosa no Rio
EUA acusam Rússia de conspirar contra governo de Javier Milei
Seca e queimadas devem elevar preços dos alimentos a partir de Setembro de 2024
Faça um comentário