Polícia Federal investiga desvios de recursos da educação em operação no Piauí

Polícia Federal investiga desvios de recursos da educação em operação no Piauí.

Ação policial apura esquema de funcionários fantasmas e devolução de salários em município do nordeste do estado.

Por Ana Raquel |Gnewsusa 

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira 27 de setembro, a Operação Karma com o intuito de combater desvios de recursos dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). A operação foi realizada em um município localizado no nordeste do Piauí.

A ação contou com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Floriano/PI. As investigações apontavam, inicialmente, para irregularidades cometidas por professores e servidores comissionados, que estariam descumprindo suas funções, não cumprindo a carga horária estabelecida ou, em alguns casos, nem prestando serviços, caracterizando o esquema de funcionários fantasmas.

No decorrer das diligências, foram confirmadas as suspeitas de que alguns servidores estariam devolvendo parte de seus salários ao responsável por suas nomeações. Esse tipo de conduta configura o crime de concussão, que consiste em exigir vantagem indevida em razão da função pública.

A Operação Karma busca quantificar os valores desviados e identificar outros possíveis envolvidos no esquema. Se comprovada a participação, os acusados poderão responder por crimes contra a administração pública.

Leia mais

Trump garante fim imediato da guerra na Ucrânia se eleito

Casos de racismo no futebol brasileiro crescem quase 40% em 2023, aponta relatório da CBF

‘Ciao’: Laura Pausini lança single que reflete sobre rompimentos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*