Ministro André Mendonça encaminha caso para a Polícia Federal investigar ex-ministro dos Direitos Human bomos.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro André Mendonça, ordenou a instauração de um inquérito para investigar as graves acusações de assédio sexual e moral contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A decisão, tomada na tarde da última terça-feira (17), coloca a responsabilidade das investigações nas mãos da Polícia Federal (PF), que seguirá conduzindo o caso no âmbito do Supremo.
As denúncias surgiram após a ONG Me Too Brasil divulgar relatos de possíveis vítimas de assédio sexual por parte do ex-ministro. Em resposta às acusações, Almeida negou qualquer envolvimento, mas a crise que se instaurou no governo Lula resultou em sua demissão no dia 6 de setembro. O presidente entendeu que a permanência de Almeida no cargo era “insustentável” após as revelações.
Segundo fontes ligadas ao governo, algumas lideranças já sabiam, desde o ano passado, sobre relatos da suposta conduta inadequada do ex-ministro. A jornalista Daniela Lima, afirmou que integrantes do governo “tinham conhecimento dos relatos”, mas só agora a situação foi oficialmente encaminhada.
O ministro Mendonça determinou que o STF continuará responsável pelo caso, decidindo que não será encaminhado à primeira instância. Na última quinta-feira (12), a PF já havia enviado um relatório preliminar ao STF, no qual uma testemunha alegou ter sido vítima de importunação sexual. O relatório solicitava uma orientação do Supremo sobre a continuidade das apurações e a jurisdição competente para julgar o caso.
Agora, com a continuidade das investigações sob a tutela da PF, resta aguardar os desdobramentos. A nomeação da deputada estadual Macaé Evaristo como nova titular da pasta ocorreu apenas três dias após a saída de Almeida, em um movimento rápido do governo para tentar controlar os danos causados pelo escândalo.
Leia mais
Ministro de Lula é demitido após acusações de assédio sexual
Receita Federal apreende carga de barbatanas de tubarão avaliada em R$ 3 milhões no Ceará
Polícia Federal prende foragido e apreende joias e dinheiro em nova fase da Operação Serra Nevada
Candidato a prefeito de Mogi Guaçu Dr. Nora é alvo de atentado violento


Faça um comentário