
Mudança nas táticas do crime organizado e destino europeu elevam números de apreensões, com destaque para aumento nos casos envolvendo a França.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
O número de passageiros presos com drogas nos aeroportos brasileiros aumentou em 34% em 2023, passando de 615 detidos em 2022 para 828 até outubro deste ano. Segundo a Polícia Federal (PF), aeroportos como Guarulhos (SP), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) concentraram o maior número de prisões, com Guarulhos liderando com 1.210 detenções entre 2022 e 2024.
Nos últimos meses, a PF identificou uma mudança significativa nas formas de ocultação de drogas. Enquanto em 2022, 62% dos casos envolviam drogas escondidas na bagagem, em 2023 esse número caiu para 42%. Ao mesmo tempo, o número de presos que ingeriram cápsulas de cocaína aumentou de 9% para 28%, e as apreensões de drogas transportadas junto ao corpo também cresceram de 13% para 23%.
Essa mudança de estratégia é reflexo do aumento das fiscalizações em bagagens, conforme explica o delegado Osvaldo Scalezi Júnior, chefe da Divisão de Repressão a Drogas da PF. Ele destaca que, além dos passageiros envolvidos no transporte das drogas, há também o envolvimento de funcionários terceirizados de aeroportos, responsáveis por facilitar o envio de malas e encomendas contendo substâncias ilícitas.
A Europa continua sendo o principal destino das drogas brasileiras, devido ao alto valor de revenda no continente. Em 2023, a França despontou como o destino de 57% dos brasileiros presos com drogas, seguida por Portugal, com 11%, e Espanha, com 5%. A PF investiga as razões para o aumento expressivo de casos envolvendo a França, apontando a possibilidade de relação com os Jogos Olímpicos.
Apesar do aumento no número de prisões, a Polícia Federal garante que as estratégias de combate ao tráfico de drogas estão surtindo efeito, resultando em mais apreensões e uma queda nas tentativas de transporte de drogas em bagagens.
Leia mais
Apoio ao desenvolvimento da fala em crianças autistas: dicas práticas para pais
Nubank observa potencial na Argentina após Milei assumir a presidência
Prefeitura do Rio pode vender rua ao Consulado Americano por R$ 23 milhões
Faça um comentário