
Movimentações entre centros de detenção sem controle adequado elevam risco de surtos.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
O governo da Louisiana iniciou um processo judicial contra o secretário de Segurança Doméstica, Alejandro Mayorkas, e várias agências após a descoberta de que um imigrante chinês ilegal, portador de uma cepa rara e resistente de tuberculose, pode ter exposto centenas de pessoas à doença.
O imigrante entrou ilegalmente pelos Estados Unidos pela fronteira sul da Califórnia em julho e foi transferido por diferentes instalações do U.S. Immigration and Customs Enforcement(ICE) no estado. De acordo com a denúncia, pelo menos 200 pessoas, entre detentos e funcionários, foram potencialmente expostas à tuberculose antes que o caso fosse identificado.
Movimentações sem controle adequado de saúde
O detento foi levado por avião com outros 100 presos até Alexandria, Louisiana, e transferido de ônibus para diferentes centros de detenção, onde continuou apresentando sintomas. Mesmo assim, ele foi liberado em agosto para o Centro de Processamento ICE de Basile, aumentando o risco de contaminação. Dos 174 detentos que tiveram contato direto, 60 já foram deportados, transferidos ou liberados.
Em 9 de outubro, a condição de saúde do paciente foi confirmada, levando a medidas de emergência. O Departamento de Saúde da Louisiana colocou em quarentena o dormitório onde ele havia ficado e realizou testes de tuberculose em todos os detentos, sem novos casos detectados até o momento.
Riscos à saúde pública
O cirurgião-geral da Louisiana, Ralph Abraham, destacou que a doença, altamente resistente a medicamentos, é incomum na região e geralmente só aparece em outros países. “É o único caso na Louisiana e normalmente não vemos um caso como esse, exceto em um país estrangeiro” afirmou. O ICE declarou que segue as diretrizes do CDC e mantém triagens para doenças transmissíveis em suas instalações.
Leia mais
Cresce o número de prisões por tráfico de drogas nos aeroportos do Brasil
Apoio ao desenvolvimento da fala em crianças autistas: dicas práticas para pais
Nubank observa potencial na Argentina após Milei assumir a presidência
Faça um comentário