
Análise de mercado revela aumento da confiança em Donald Trump entre investidores americanos, destacando otimismo com as ações americanas e possível cenário republicano.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A expectativa de uma vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024 tem ganhado força entre investidores americanos, segundo uma análise da Gavekal Research, uma empresa de pesquisa de mercado e macroeconomia. Essa tendência é reforçada pelo aumento no otimismo em relação às ações dos Estados Unidos, refletida pela alta do S&P 500 e pela diminuição do pessimismo dos investidores.
“Os investidores estão ficando mais otimistas sobre as ações americanas, como visto pela alta do S&P 500. A parcela dos que se sentem pessimistas em relação ao futuro está diminuindo, de acordo com pesquisa do sentimento do investidor da Associação Americana de Investidores Individuais (AAII)”, afirmou Tan Kai Xian, autor da análise da Gavekal.
A análise também destacou outros indicadores que apontam para esse cenário positivo, como a recente alta do índice de volatilidade Vix e a redução nos spreads de crédito corporativo. Segundo a Gavekal, esse otimismo crescente pode estar relacionado à possibilidade de os republicanos conquistarem a Casa Branca, a Câmara e o Senado. Nesse contexto, as propostas de Trump, como cortes de impostos para empresas e desregulamentação, seriam mais facilmente implementadas.
“Tudo isso deve ampliar os lucros das corporações americanas e compensar o impacto econômico de políticas de restrição à imigração”, complementa a análise.
No entanto, uma vitória democrata ampla é vista como um cenário neutro para as ações americanas. “O aumento de taxas para corporações e mais regulações vão pesar sobre os lucros, mesmo com o impulso econômico a ser gerado por mais gastos públicos e políticas mais abertas de imigração”, pontua o relatório.
Além do comportamento dos investidores, os sites de apostas também refletem um maior otimismo com a possível vitória de Trump. De acordo com dados do Election Betting Odds, que compila informações de diversas plataformas, o republicano superou Kamala Harris nos últimos dias e agora é apontado com 56,3% de chances de vencer, enquanto Kamala possui 43,2%.
A Gavekal ressalta que a mudança no comportamento dos indicadores pode ser um reflexo do próprio movimento dos investidores em busca de retornos financeiros. “Pode ser que os investidores estejam simplesmente antecipando o melhor cenário possível de resultado eleitoral em termos de performances de ações de curto prazo.”
Para os apoiadores de Trump, esse cenário é visto como uma oportunidade para reafirmar a força da economia americana sob uma liderança republicana. Caso a expectativa se concretize, é provável que as medidas econômicas defendidas por Trump, como a redução de impostos e a diminuição das regulações, impulsionem ainda mais o mercado.
Leia mais
Projeto na Câmara premia bons condutores com redução de pontos na CNH
EUA intensificam envolvimento no conflito Israel x Irã com ataques aos Houthis no Iémen
Cartórios do DF promovem mutirão de cadastramento para salvar vidas através da doação de órgãos
Faça um comentário