
“Ele disse que era um leão, mas na realidade ele estava se escondendo em uma toca escura” disse primeiro ministro de Israel
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Em uma ofensiva militar em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, Israel confirmou a eliminação de Yahya Sinwar, líder máximo do Hamas e apontado como o estrategista do massacre de 7 de outubro de 2023, que deixou mais de 1.200 mortos e resultou no sequestro de mais de 250 reféns. Sinwar era considerado um dos principais alvos das forças israelenses desde o início da resposta militar contra o grupo terrorista.
Durante a ação em Rafah, além de Sinwar, mais dois militantes do Hamas foram mortos. Fontes de inteligência israelense confirmaram a identidade do líder, e testes de DNA estão em andamento para verificar a identidade dos demais alvos. Yoav Gallant, ministro da Defesa de Israel, celebrou a eliminação com uma mensagem em redes sociais, adaptando um trecho de Levítico 26: “E perseguir o inimigo… Iremos alcançar todos os terroristas – e eliminá-los”.
Netanyahu: “o Hamas não governará mais Gaza”
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comentou a morte do líder do Hamas em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (17). Ele destacou que o grupo não governará mais Gaza e enviou uma mensagem direta aos moradores do território. “O Hamas não governará mais Gaza. Este é o começo do dia pós-Hamas, e está é a oportunidade para vocês, moradores de Gaza, de finalmente se libertarem dessa tirania“, disse Netanyahu.

Netanyahu também se dirigiu às famílias dos reféns que ainda estão sob controle do grupo. Segundo ele, 101 pessoas permanecem reféns, embora não se saiba quantas ainda estão vivas. “Nós vamos continuar com toda nossa força até o retorno das pessoas queridas por vocês, que também são nossos queridos.”
Com a eliminação de Yahya Sinwar, Israel reforça sua determinação de enfraquecer a liderança do Hamas. “Aos terroristas do Hamas, seus líderes estão fugindo e serão eliminados”, disse Netanyahu. “E ao mesmo tempo eu digo, para qualquer um machuque nossos reféns: o sangue estará em sua cabeça. Nós chegaremos a um acerto de contas com ele.”
Netanyahu deixa recado para palestinos que vivem na Faixa de Gaza “Sinwar arruinou a vida de vocês. Ele disse que era um leão, mas na realidade ele estava se escondendo em uma toca escura. E ele foi morto quando fugia em pânico de nossos soldados” e concluiu falando para todos os que vivem no Oriente Médio que “Esta é uma grande oportunidade para parar o eixo do mal e criar um futuro diferente.”
Leia mais
Coreia do Norte expande exército e fala em guerra contra a Coreia do Sul
Projeto na Câmara premia bons condutores com redução de pontos na CNH
Investidores apostam em vitória de Trump nas eleições de 2024
Faça um comentário