Neymar retoma valor de mercado de 2012 e cai para 25º entre brasileiros mais valiosos

Foto: Reprodução.
Avaliado em 30 milhões de euros, jogador do Al Hilal vê idade e lesões impactarem seu valor de mercado; Vinicius Júnior lidera com 200 milhões de euros.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O craque brasileiro Neymar, atualmente no Al Hilal da Arábia Saudita, está avaliado em 30 milhões de euros (R$ 185 milhões) pelo site Transfermarkt, retornando ao valor de mercado que tinha em 2012, quando defendia o Santos.

A queda no valor de mercado do camisa 10 brasileiro se deve a uma combinação de fatores: idade, período de inatividade e desempenho recente. Aos 32 anos, Neymar, que voltou a jogar na semana passada após mais de um ano em recuperação de lesão no joelho, parece ter passado do seu auge no esporte, e a tendência é que seu valor continue a diminuir.

O Transfermarkt, site alemão que faz a aferição do valor de mercado de jogadores de futebol, leva em consideração o desempenho dos atletas, a idade e outros fatores para determinar o valor. No ranking dos 30 brasileiros mais valiosos, Neymar ocupa a 25ª posição, empatado com outros quatro jogadores: Samuel Lino (Atlético de Madri), Beraldo (Paris Saint-Germain), Vitor Roque (Betis) e Pepê (Porto).

O jogador mais valioso da lista é Vinicius Júnior, 24, do Real Madrid, com 200 milhões de euros (R$ 1,23 bilhão). Completam o top 5: Rodrygo (Real Madrid), Bruno Guimarães (Newcastle), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Douglas Luiz (Juventus).

O jovem Endrick, de 18 anos, ex-Palmeiras e atualmente no Real Madrid, ocupa a sexta posição, com 60 milhões de euros, empatado com Raphinha (Barcelona), Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

A queda no valor de mercado de Neymar serve como um lembrete da efemeridade da carreira de um jogador de futebol. Apesar de ter sido um dos maiores nomes do esporte nos últimos anos, a idade e as lesões têm impactado diretamente o seu valor.

Leia também:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*