
Clube uruguaio promete custear defesa legal e denunciar incidentes à Comissão Interamericana de Direitos Humanos após tumultos antes da semifinal da Libertadores.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Clube Atlético Peñarol, tradicional equipe uruguaia, se manifestou na última sexta-feira (25) sobre a detenção de 21 de seus torcedores, ocorrida no Rio de Janeiro após tumultos antes do confronto contra o Botafogo, válido pela semifinal da Conmebol Libertadores. O clube está mobilizando esforços para garantir a libertação de seus fãs e promete tomar medidas firmes contra os eventos que culminaram na prisão.
Em comunicado oficial publicado em sua conta no X (antigo Twitter), o Peñarol detalhou as ações que está adotando. A diretoria anunciou que arcará com a defesa legal dos torcedores detidos e com o retorno daqueles cujos ônibus foram incendiados durante os tumultos. Além disso, o clube se comprometeu a apresentar denúncias às autoridades brasileiras, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e aos órgãos responsáveis pelo futebol continental.
O Peñarol destacou que não é a primeira vez que “fatos repudiáveis” ocorrem com torcedores de outras nacionalidades no Brasil, afirmando que trabalhará em conjunto com outras instituições para que situações como essa não se repitam. O clube também expressou gratidão pelas manifestações de solidariedade recebidas de instituições e países que vivenciam problemas semelhantes.
Nos próximos dias, o Peñarol deve se pronunciar oficialmente sobre o ocorrido, fornecendo detalhes sobre a definição de um ponto de encontro, a decisão da empresa de transporte em não enviar mais ônibus e a situação dos torcedores detidos. Embora a diretoria reconheça a importância de manter seus torcedores informados, ressalta que qualquer declaração oficial pode impactar o processo judicial em andamento.
A confusão que levou à detenção dos torcedores aconteceu na manhã da última quarta-feira (23), antes do jogo. Relatos indicam que houve saques a comerciantes locais, incluindo um torcedor uruguaio preso por furto de celular em um quiosque, conforme registrado por câmeras de segurança. O torcedor foi encaminhado à 42ª DP e, posteriormente, à 16ª DP. Além disso, barracas na praia, carros e motos estacionados também sofreram danos. O grupo uruguaio, que chegou em três ônibus de turismo, teve a pista da Av. Lúcio Costa bloqueada em várias ocasiões entre 12h e 12h40 devido à presença dos torcedores no asfalto.
É importante ressaltar que não foi possível identificar torcedores do Botafogo entre os envolvidos nos incidentes. Essa não é a primeira vez que torcedores do Peñarol se veem envolvidos em confusões durante suas visitas ao Rio de Janeiro; em setembro, um incidente semelhante ocorreu na Praia da Macumba, nas proximidades do jogo de quarta-feira.
Através de seu comunicado, o Peñarol demonstra preocupação com a situação de seus torcedores detidos e reafirma seu compromisso de agir para evitar que tais situações se repitam. O clube também manifesta a intenção de responsabilizar os envolvidos nos incidentes e buscar apoio internacional para combater a violência contra torcedores estrangeiros no Brasil.
Leia também:
Tragédia em Plymouth: Discussão no trânsito termina em tiroteio fatal, suspeito preso
Após estrear ao lado de LeBron, Bronny James vai alternar entre Lakers e G League
Associação Americana sugere uso de composto do Ozempic na prevenção de AVC
Faça um comentário