O atacante brasileiro Vinicius Jr. não comparecerá à cerimônia de entrega da Bola de Ouro da revista France Football, que acontece nesta segunda-feira (28) em Paris. A decisão, segundo a imprensa espanhola, foi tomada pelo Real Madrid após o clube ser informado de que o jogador não seria o premiado.
O Real Madrid, em protesto, decidiu boicotar a premiação, alegando que os critérios utilizados para a escolha do melhor jogador do mundo não foram justos. O clube afirmou que, se Vinicius Jr. não fosse o vencedor, o lateral-direito espanhol Dani Carvajal, também jogador do Real Madrid, deveria ter sido premiado. Como isso não acontecerá, o Real Madrid decidiu não enviar nenhum representante à cerimônia.
A informação foi confirmada pelo estafe de Vinicius Jr, e a delegação do Real Madrid, que inicialmente contaria com 50 pessoas, cancelou o voo para Paris. Nos últimos dias, diversos veículos de comunicação apontavam Vinicius Jr. como o favorito à Bola de Ouro, mas a revista France Football garantiu que o vencedor só seria revelado durante a cerimônia.
A imprensa espanhola aponta o meio-campista Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola, como o provável vencedor. Rodri conquistou o Campeonato Inglês e a Eurocopa na última temporada.
A Bola de Ouro leva em conta o período entre 1º de agosto de um ano e 31 de julho do ano seguinte. Na temporada 2023-24, Vinicius Jr. conquistou a Champions League, com direito a gol na decisão contra o Borussia Dortmund, e o Campeonato Espanhol. Ele também se destacou pela luta contra o racismo generalizado nos estádios espanhóis.
Desde 2007, quando Kaká, do Milan, foi premiado, nenhum brasileiro conquistou a Bola de Ouro. Além de Kaká, Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005) também já foram agraciados com o prêmio. Neymar, em 2015 e 2017, ficou em terceiro lugar na disputa.
A ausência de Vinicius Jr. na cerimônia da Bola de Ouro coloca em evidência a polêmica em torno da premiação e a importância de critérios transparentes e justos para a escolha do melhor jogador do mundo.
Faça um comentário