
Clube cumprirá três jogos com portões fechados e outros três com público restrito; STJD também aplicou multa de R$ 198 mil, enquanto recurso sobre interdição da Arena MRV será julgado.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Clube poderá substituir parte da punição por medida socioeducativa e ainda avalia recurso. Decisão inclui multa e interdição temporária da Arena MRV.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o Atlético-MG cumpra seis jogos de punição como perda de mando de campo, sendo três com portões fechados e outros três com público restrito a mulheres, idosos, crianças, adolescentes de até 16 anos e pessoas com deficiência. A decisão é consequência dos incidentes registrados na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, realizada na Arena MRV.
Com dois jogos já cumpridos sem a presença de torcedores, o Galo ainda terá um jogo com portões fechados. A pena será aplicada em competições organizadas pela CBF, além de uma multa de R$ 198 mil. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira, e o clube estuda recorrer da decisão.
Incidentes e denúncia
O Atlético foi denunciado por seis infrações, que incluem o arremesso de objetos ao gramado, invasão de torcedores, tentativa de invasão, uso de lasers no goleiro adversário, cânticos homofóbicos e explosão de bombas, uma delas feriu o fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos. A denúncia foi baseada nos artigos 213 (em várias alíneas), 211 e 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A assessoria do clube informou que, em parceria com as forças de segurança de Minas Gerais, identificou mais de 20 envolvidos nos episódios. O suspeito de atirar a bomba que atingiu o fotógrafo foi preso e será indiciado por tentativa de homicídio.
Defesa e reação do clube
O advogado do Atlético, Gustavo Caputo, considerou a punição excessiva, destacando os esforços do clube para garantir a segurança no estádio:
“Nos parece exagerada a punição de seis jogos, mesmo que três deles sejam com torcida parcial. Uma punição de no máximo três jogos seria mais adequada.”
Desde os incidentes, a Arena MRV permanece interditada. O Atlético tem jogado no Independência com portões fechados, enquanto o recurso sobre a interdição do estádio será julgado nesta quinta-feira.
Julgamento individual
O lateral Saravia, expulso durante a final, também foi julgado na última quarta-feira, mas recebeu apenas uma advertência do STJD.
A punição reforça o compromisso do tribunal com medidas rigorosas para coibir atos de violência e desordem no futebol brasileiro.
Leia também:
Operação Cobiça: PF desarticula esquema bilionário de mineração ilegal em terras indígenas
Desde 2009, um dos mais procurados pelos EUA é detido no Reino Unido
Ministério da Saúde e CNI firmam acordo para melhorar qualidade de vida e condições de trabalho no Brasil
Faça um comentário