
Com início antecipado do Campeonato Brasileiro e pausa em junho, proposta busca minimizar conflitos com competições internacionais e preservar os principais estaduais.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou planos de reformular o calendário do futebol brasileiro para 2025, propondo o início antecipado do Campeonato Brasileiro para março e uma pausa de um mês entre junho e julho. Essa paralisação visa evitar conflitos com o Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho e contará com quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Libertadores de 2024, que pode ser o Atlético-MG ou o Botafogo.
Outra mudança proposta é o início antecipado dos campeonatos estaduais para a primeira semana de janeiro, o que permitiria que terminassem antes da primeira Data Fifa de março, preservando o calendário internacional. As propostas foram apresentadas aos clubes, e, segundo a CBF, a antecipação do Brasileirão também permitiria aos clubes não participantes do Mundial usarem o período de pausa para inter-temporadas, excursões ou até férias aos jogadores, o que favoreceria a internacionalização das marcas.
A proposta tem apoio do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e deve ser discutida com as federações estaduais nesta quinta-feira(7), já que seus campeonatos serão diretamente impactados pela mudança. A intenção é garantir que nem o Brasileirão nem a Copa do Brasil tenham jogos durante as Datas Fifa, evitando os problemas ocorridos em 2024, quando várias rodadas coincidiram com a Copa América, também realizada nos EUA.
Caso o Campeonato Brasileiro não fosse paralisado durante o Mundial, os times participantes teriam que disputar partidas atrasadas nas janelas de Data Fifa, podendo comprometer o desempenho devido ao desfalque de atletas convocados para as seleções. Dessa forma, a reformulação visa minimizar esses problemas e otimizar o calendário anual do futebol brasileiro.
Leia também:
Presidente da Federação Peruana de Futebol é preso por corrupção e ligação com rede criminosa
PF desmantela esquema de golpes financeiros que causou prejuízo de R$ 250 milhões
Flamengo vence Cruzeiro com gol de falta de David Luiz e segue firme na briga pelo topo da tabela
Faça um comentário