Choe Son Hui, ministro norte-coreano, reforça aliança com Moscou em encontro com Lavrov e declara que Pyongyang estará ao lado dos russos “até o dia da vitória”.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, reafirmou na última sexta-feira (01), o apoio firme de seu país à Rússia, declarando que o compromisso norte-coreano se manterá “até o dia da vitória” na guerra na Ucrânia. Em uma reunião em Moscou com o chanceler russo Sergey Lavrov, Choe enfatizou que Pyongyang acredita na força do exército e do povo russos para garantir “os direitos soberanos e os interesses de segurança de seu Estado” sob a “liderança sábia” do presidente Vladimir Putin.
As palavras de Choe ocorreram em meio a crescentes preocupações dos Estados Unidos, que relatam a presença de 8 mil soldados norte-coreanos na fronteira ucraniana, enviados após completarem treinamentos em território russo.
Choe destacou a confiança norte-coreana na vitória russa, declarando: “Até o dia da vitória, estaremos firmemente ao lado de nossos camaradas russos”, enquanto criticava as supostas ameaças nucleares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul contra seu país. O chanceler russo, por sua vez, celebrou o fortalecimento da aliança com Pyongyang, exaltando os laços de “camaradagem militar invencível” entre Rússia e Coreia do Norte.
Apesar das afirmações de estreitamento das relações militares, os ministros não mencionaram diretamente os relatórios ucranianos, sul-coreanos e americanos sobre o envio de aproximadamente 10 mil soldados norte-coreanos para o conflito na Ucrânia.
Leia mais
Israel captura líder naval do Hezbollah e elimina comandante de foguetes em ataque aéreo
Eleições nos EUA batem recorde com 65 milhões de votos antecipados

Faça um comentário