EUA e Coreia do Sul pressionam Pyongyang pela retirada de tropas da Rússia

Lloyd Austin III, secretário de Defesa dos EUA, ao lado de Kim Yong Hyun, ministro da Defesa da Coreia do Sul – Foto: Saul Loeb / AFP.

Pentágono alerta para o deslocamento de soldados norte-coreanos para a região russa de Kursk, com risco de apoio direto às forças russas na Ucrânia.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Os chefes de defesa dos Estados Unidos e da Coreia do Sul intensificaram o tom, na última quarta-feira (30), ao pedir que a Coreia do Norte retire imediatamente suas tropas da Rússia. Segundo informações do Pentágono, “um pequeno número” de militares norte-coreanos já estaria em Kursk, região russa próxima à linha de frente onde tropas ucranianas avançam em uma ofensiva.

“Peço que retirem suas tropas da Rússia”, declarou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, em uma coletiva ao lado de seu homólogo sul-coreano, Kim Yong-hyun. Ambos líderes reforçaram o apelo para que Pyongyang encerre o envio de militares ao território russo, onde Washington estima que cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estejam posicionados para apoiar Moscou.

Austin ressaltou a intenção dos Estados Unidos de “continuar trabalhando com aliados e parceiros para dissuadir a Rússia de empregar essas tropas em combate“, mas não escondeu a preocupação de que o Kremlin possa recorrer a esse apoio militar em conflitos na Ucrânia.

A presença norte-coreana na Rússia levanta preocupações sobre possíveis trocas militares entre Pyongyang e Moscou, com especialistas sugerindo que a Coreia do Norte pode estar em busca de avançada tecnologia militar e garantias de segurança por parte da Rússia.

Leia mais 

Eleições EUA: Nevada pode ser o estado decisivo na disputa entre Trump e Kamala

Coreia do Norte lança míssil poderoso após críticas sobre envio de tropas à Rússia

Autoridades retomam investigação sobre assassinato de irmãs nos EUA em 1974

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*