
Presidente da Hope & Justice Foundation alega que imigração sem controle favorece redes criminosas e tráfico de pessoas nos EUA.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A advogada pernambucana Anna Alvez-Lazaro, presidente da ONG Hope & Justice, que apoia vítimas de tráfico humano nos Estados Unidos, expressou alívio com a vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições. A organização, baseada em Orlando, Flórida, já auxiliou mais de 1.500 pessoas desde 2019, a maioria delas brasileiras, que caíram nas redes de exploração humana após tentarem imigrar ilegalmente.
“A vitória de Trump foi um alívio para a gente. Nos últimos anos, com políticas mais permissivas, o número de vítimas de tráfico humano aumentou drasticamente. Esse crime está diretamente ligado à falta de controle nas fronteiras”, afirma Anna. Orlando ocupa a terceira posição em casos reportados de tráfico humano no país, ficando atrás apenas de Las Vegas e Houston.
Para Anna, o controle de fronteiras e uma fiscalização mais ativa sobre organizações criminosas são essenciais para conter o tráfico de pessoas. “Tudo isso tem a ver com política. Temos uma elite política que protege esse mercado e outra elite que o combate. Quando Trump foi presidente, não apenas houve um controle maior das fronteiras como as agências estatais realizavam um controle maior das organizações criminosas que cometem crimes, como o tráfico de pessoas”, disse ela.
A fundadora da Hope & Justice criticou a abordagem do atual governo dos EUA, apontando que políticas de fronteiras mais abertas durante a gestão de Joe Biden resultaram em uma escalada no número de casos de assalto, invasão de domicílios e, especialmente, de tráfico de pessoas.
“O governo Biden deixou todo mundo entrar no país. Por causa disso nós vimos o crime aumentar nos Estados Unidos, com mais casos de assalto a mão armada, invasões de casas e tráfico de pessoas”
Em resposta à crise, a ONG promoverá, nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro, o primeiro Congresso Internacional sobre prevenção ao tráfico humano, violência doméstica e exploração infantil. Embora a Hope & Justice seja independente de partidos e grupos religiosos, Anna destaca que a luta contra o tráfico humano exige um esforço governamental estruturado:
“Nós agora temos a esperança de que esse combate contra os criminosos voltará a ser feito, porque no governo de Biden a coisa foi muito esculhambada”, acrescentou. “Essa política democrata de fronteiras abertas é um suicídio.” concluiu a advogada.
Leia mais
Nikolas Ferreira aponta falha em PEC que extingue jornada 6×1: “Terrivelmente mal elaborada”
Incerteza fiscal aumenta pressão sobre governo enquanto juros sobem
Homem tenta recuperar moto furtada na delegacia e é preso com drogas em São Gonçalo
Faça um comentário