Santos avança rumo ao acesso e tem 72% de chances de ser campeão da Série B

Foto: Reprodução / Santos.
Com a vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, Peixe amplia suas chances de conquistar a taça e garantir vaga na elite do futebol brasileiro.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Santos segue firme em sua caminhada rumo ao retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Na abertura da 35ª rodada, o time venceu o Vila Nova por 3 a 0 na Vila Belmiro, mantendo-se na liderança da competição. Com a vitória, o Peixe aumentou suas chances de acesso para 99,88%, um avanço significativo em relação aos 98,93% anteriores. Para garantir matematicamente a subida, o time precisa de mais três pontos, já que atualmente tem 65 pontos.

Além do acesso, o Santos também fortaleceu suas chances de conquistar o título da Série B. Antes da rodada, o Alvinegro Praiano tinha 62,47% de chances de ser campeão, e agora esse número subiu para 71,95%, tornando-o o favorito para levar o troféu. Os outros clubes ainda com chances de título são: Novorizontino (15,66%), Mirassol (10,94%), Sport (1,27%) e Ceará (0,18%).

Luta pelo acesso

O Novorizontino, com sua vitória por 2 a 0 sobre a Chapecoense, segue forte na disputa pelo acesso, agora com 96,69% de chances, um aumento significativo de 6,44 pontos percentuais. Com 63 pontos, a equipe de Novo Horizonte ainda precisa de mais cinco para garantir a vaga na elite do futebol nacional.

O Sport, que perdeu para o Operário-PR por 2 a 1, viu suas chances de acesso cair para 70,28%, uma queda de 18,37 pontos percentuais. Apesar disso, permanece no G4. Já o Mirassol, que goleou o Coritiba por 4 a 1, subiu para 94,85% de chances de subir, um crescimento de 8 pontos percentuais.

Risco de rebaixamento

O Guarani, que já ocupou a lanterna por grande parte da Série B, está muito próximo de ser rebaixado. Com a derrota para o Goiás por 1 a 0, o Bugre agora tem 99,80% de chances de cair para a Série C. Por outro lado, o CRB, que venceu o Ituano por 2 a 1, saiu da zona de rebaixamento, reduzindo suas chances de cair de 58,12% para 31,11%.

A Ponte Preta, após perder para o Paysandu por 2 a 1, entrou na zona de rebaixamento e agora tem 48,16% de chances de queda, um aumento de 19,3 pontos percentuais.

Metodologia de cálculo das chances

As probabilidades de cada time subir ou cair foram calculadas em parceria com o economista Bruno Imaizumi, que realizou 10 mil simulações para cada partida restante. O modelo de previsão considera os parâmetros de ataque e defesa das equipes em casa e fora de casa, utilizando a distribuição Poisson Bivariada para calcular as chances de eventos (gols) ocorrerem. Para prever a posição final de cada equipe no campeonato, foi utilizado o método de Monte Carlo, que gera resultados a partir de simulações.

Leia também:

Criança de 4 Anos morre durante ação policial em Santos; mais uma vítima da Operação Verão

Bandeira de Michael Jordan nas Olimpíadas de 1992 é arrematada por R$ 10 Milhões

Ministério da Saúde e Anvisa intensificam alerta sobre Mpox nos principais portos e aeroportos brasileiros

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*