
Desastre natural supera tragédia recente no Brasil, com 1.700 militares mobilizados e mais de 300 pessoas ainda isoladas; buscas e resgates seguem em andamento.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Desde a última terça-feira (29), a Espanha enfrenta uma das maiores tragédias naturais de sua história recente, com o número de vítimas das enchentes subindo para 205. Valência, uma das regiões mais atingidas, concentra 202 das mortes confirmadas, enquanto Castilla-La Mancha e Andaluzia registraram uma vítima cada.
As inundações, que ocorreram após intensas chuvas em um período de apenas 8 horas, já superam o número de vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul, no Brasil, onde 183 pessoas morreram ao longo de 30 dias de chuvas. Autoridades espanholas alertam que o número de mortos pode aumentar, pois o processo de resgate e identificação ainda está em andamento.

Com cerca de 1.700 militares envolvidos nas operações, as equipes de emergência seguem em busca de sobreviventes entre os escombros e áreas alagadas. Em comunicado, o Ministério da Defesa espanhol reafirmou o compromisso de “ajudar onde for necessário, pelo tempo que for preciso.”
Atualmente, cerca de 447 pessoas permanecem em abrigos temporários, e 150 estradas, especialmente na rede secundária, estão bloqueadas, dificultando o acesso às áreas mais afetadas. Além disso, estima-se que 6.200 hectares de plantações foram danificados pelas enchentes, intensificando os prejuízos econômicos da região.

Desde o início das operações de resgate, a Guarda Civil já realizou aproximadamente 3.400 salvamentos em Valência, e cerca de 300 pessoas ainda permanecem isoladas. O número total de desaparecidos, no entanto, ainda é incerto, e as equipes de resgate seguem trabalhando incessantemente.
Em meio ao caos, a Polícia Nacional prendeu cinco pessoas por saquearem uma joalheria em um shopping na área metropolitana de Aldaia, próximo a Valência.
Leia também:
Polícia deflagra operação contra líderes da Mancha Alviverde por emboscada a torcedores
G20 Saúde encerra reunião com consenso sobre clima, equidade em saúde e “Uma Só Saúde”
Eleições EUA: Nevada pode ser o estado decisivo na disputa entre Trump e Kamala
Faça um comentário