Primeira ligação entre os dois líderes desde a vitória de Trump em 2024 reforça o fortalecimento das relações entre os EUA e a Argentina.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Em uma demonstração clara de afinidade política, Donald Trump afirmou a Javier Milei ser seu “presidente favorito” durante uma conversa telefônica realizada na última terça-feira (12). O porta-voz do governo argentino, Manuel Ardoni, confirmou o contato entre os dois, que aconteceu pela primeira vez desde a vitória de Trump nas eleições americanas de 2024.
A ligação antecede um encontro entre Trump e Milei, marcado para os dias 14 e 15 de novembro em Mar-a-Lago, na Flórida, onde ambos participarão da Conferência Política da Ação Conservadora (CPAC). O evento, que reúne líderes de direita do mundo todo, tem gerado grandes expectativas sobre o fortalecimento da relação entre os dois países.
“Meu presidente favorito”, foi o elogio de Trump a Milei, uma frase que reflete a sólida amizade entre os dois. Embora os detalhes da conversa não tenham sido divulgados, é claro que a aproximação entre os líderes visa consolidar uma parceria estratégica entre os Estados Unidos e a Argentina.
Logo após a vitória de Trump, Milei expressou publicamente seu apoio ao republicano, dizendo em um vídeo: “Parabenizo o presidente eleito Donald Trump pela grande vitória nas eleições realizadas ontem. Você sabe que pode contar com a Argentina para tornar os Estados Unidos grande novamente, e sabemos que podemos contar com você para tornar a Argentina ótima novamente. Desejo a você o maior sucesso e bênçãos”. A mensagem reforça a intenção de Milei de alinhar a Argentina aos interesses americanos, buscando uma posição de destaque na política internacional.
Esse encontro e as trocas de apoio entre Trump e Milei têm o potencial de redefinir as relações da Argentina com os Estados Unidos, especialmente diante de uma possível mudança nas dinâmicas políticas com o Brasil, país com o qual Trump tem mostrado divergências ideológicas em relação ao governo de Lula.
Leia mais
Trump escolhe Elon Musk para liderar Departamento de Eficiência no Governo dos EUA
ONG critica governo Biden e aponta aumento no tráfico humano devido a políticas de fronteira
Nikolas Ferreira aponta falha em PEC que extingue jornada 6×1: “Terrivelmente mal elaborada”

Faça um comentário