Trump escolhe Pam Bondi como nova chefe do Departamento de Justiça

Advogada renomada promete restaurar o foco no combate ao crime e proteger a América.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (21) a nomeação da advogada Pam Bondi para comandar o Departamento de Justiça. A decisão ocorre no mesmo dia em que o ex-deputado Matt Gaetz anunciou sua desistência de ser indicado ao cargo, após enfrentar pressões decorrentes de acusações de má conduta sexual.

Trump destacou a experiência de Bondi e sua postura firme contra o crime ao justificar a escolha. “Pam foi procuradora por quase 20 anos, quando foi muito dura contra criminosos violentos e tornou as ruas da Flórida seguras para famílias. Como procuradora-geral [do estado], trabalhou para parar o tráfico de drogas e diminuir overdoses”, afirmou.

Gaetz, que enfrentava resistência para sua aprovação no Senado devido às investigações em andamento, declarou em nota que “não há tempo a perder em uma disputa desnecessariamente prolongada em Washington, portanto, retirarei meu nome para servir como procurador-geral. O Departamento de Justiça de Trump deve estar em funcionamento e pronto no primeiro dia.”

Bondi, que já atuou como procuradora-geral da Flórida, foi uma aliada importante de Trump durante o processo de impeachment de 2019. Atualmente, ela lidera a ala jurídica do America First Policy Institute, think tank alinhado às propostas do presidente eleito. Nessa função, Bondi foi peça-chave em ações judiciais relacionadas a disputas eleitorais nos estados-pêndulo.

Ao anunciar a escolha, Trump reforçou seu objetivo de transformar o Departamento de Justiça: “Há muito tempo o Departamento da Justiça é aparelhado contra mim, mas isso acaba aqui. Pam vai redirecionar [a pasta] de volta ao seu propósito de enfrentar o crime e tornar a América segura novamente. Conheço a Pam há muitos anos, ela é inteligente e durona, uma lutadora que coloca a América em primeiro lugar e que será uma ótima procuradora-geral.”

Se aprovada pelo Senado, Bondi será a quarta mulher a assumir a liderança do Departamento de Justiça, que, além de supervisionar o FBI, atua como órgão de acusação em crimes federais. Sua trajetória como defensora implacável da segurança pública e sua afinidade com as políticas de Trump são vistas como garantias de que a nova gestão priorizará os interesses do povo americano.

Leia mais 

Alerta de tempestades no Espírito Santo: chuvas intensas e ventos fortes até sexta-feira

Austrália propõe restrição ao uso de redes sociais por menores de 16 anos

STJ determina prazo de 6 meses para regulamentação do cultivo de Cannabis no Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*