Operação policial apreendeu 400 tijolos de cocaína, R$ 240 mil em espécie e veículos em Limeira, SP.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
A Polícia Civil de São Paulo prendeu Rogério Faria da Silva, conhecido como “Morcegão”, na última quinta-feira (26), no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos. Ele é apontado como um dos cofundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi capturado enquanto desembarcava de um cruzeiro de luxo iniciado no dia 22 de dezembro. Outros dois comparsas também foram presos na operação.
Investigação desarticula esquema de tráfico
A prisão ocorreu como parte de uma ação conjunta entre a Divisão de Investigações Gerais (DIG), a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Limeira, com o apoio da 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista de Santos.
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Limeira, onde os policiais localizaram:
•400 tijolos de cocaína,
•R$ 240 mil em dinheiro,
•duas caminhonetes e
•celulares usados nas atividades do tráfico.
Função de liderança no PCC
De acordo com as investigações, Morcegão desempenhava o papel de “torre” na hierarquia do PCC, atuando como gerente regional do tráfico de drogas em Limeira. Um dos presos era responsável pela logística de distribuição, enquanto o outro, um químico, auxiliava no preparo das drogas.
Luxo bancado pelo crime organizado
A viagem de cruzeiro, que culminou na prisão de Morcegão, evidenciou o estilo de vida financiado pelos lucros ilícitos do tráfico. O delegado responsável pela operação destacou que o líder da facção demonstrava um comportamento de ostentação, mascarando suas atividades criminosas.
Declarações das autoridades
Segundo o delegado, a prisão enfraquece a atuação do PCC na região de Limeira:
“A captura de Morcegão e seus comparsas representa um duro golpe no esquema de tráfico e financiamento da facção. Continuaremos as investigações para desmantelar outras células criminosas.”
Futuro das investigações
Os três detidos foram encaminhados à delegacia de Limeira, onde permanecem à disposição da Justiça. As autoridades não descartam novas prisões e seguem analisando os materiais apreendidos para identificar mais envolvidos.
Essa operação ressalta o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e reduzir o impacto do tráfico de drogas no estado de São Paulo.
Leia mais
Deputados da Coreia do Sul aprovam impeachment do presidente interino
Noite histórica na NBA: quatro jogos decididos nos últimos segundos emocionam fãs


Faça um comentário