
Aumento nas doações e no número de receptores reflete o impacto das campanhas de conscientização e a solidariedade da população.
Por Paloma de Sá| GNEWSUSA
O Brasil registrou um aumento de 8% na coleta de células de medula óssea pelo SUS em 2024, com um total de 431 doações até novembro, em comparação com 382 no ano anterior. O número de doadores também teve crescimento significativo, passando de 119 mil em 2022 para 129 mil em 2024. O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) destacou que o cadastro de receptores também subiu 25,8%, refletindo a ampliação da rede de pessoas que aguardam por transplantes.
Esses avanços são frutos de esforços contínuos do Ministério da Saúde, hemocentros e campanhas de conscientização, como a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea. Durante a campanha, que ocorreu entre 14 e 21 de dezembro, a população foi incentivada a se cadastrar como doadora e a entender a importância desse gesto para salvar vidas, especialmente no tratamento de doenças como leucemia.
Com o aumento das doações e a maior conscientização, o Brasil segue ampliando as chances de tratamento para pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea, contribuindo para a cura de doenças graves e melhorando a qualidade de vida de muitos brasileiros.
- Leia mais:
Faça um comentário