
Esforço conjunto entre governo e sociedade ocorre neste sábado, dia 14, com ações de prevenção em todo o Brasil.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA
Neste sábado, 14 de dezembro, o Brasil se mobiliza para o Dia D de combate à dengue, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa reforçar as ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do período de chuvas, o risco de proliferação do mosquito aumenta, tornando essencial a participação ativa da população e das autoridades locais para conter o avanço da doença.
Em 2024, o país já notificou cerca de 1 milhão de casos suspeitos de dengue, com maior concentração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A iniciativa do governo federal envolve estados, municípios e agentes de saúde, além de ações educativas e operacionais, como mutirões de limpeza, uso de veículos fumacê e visitas domiciliares em áreas de maior incidência. Estima-se que 75% dos criadouros de mosquitos estejam em residências, em recipientes como vasos de plantas, calhas e caixas d’água, reforçando a importância do cuidado individual.
O Ministério da Saúde destacou que, além das ações locais, cerca de R$ 23,4 milhões foram liberados recentemente para apoiar estados e municípios em atividades emergenciais. A campanha “10 Minutos Contra a Dengue” incentiva a população a dedicar esse tempo semanalmente à inspeção de suas casas, eliminando possíveis focos do mosquito.
Para participar, a recomendação é seguir as orientações das secretarias de saúde locais e procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. A mobilização deste sábado é um chamado à responsabilidade coletiva, buscando evitar que o aumento de casos sobrecarregue o sistema de saúde e cause mais perdas humanas.
- Leia mais:
https://gnewsusa.com/2024/12/nfl-levara-jogo-de-temporada-regular-para-berlim-em-2025/
Faça um comentário