
A missa marcou o início do “Ano Santo” de 2025 da Igreja Católica.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Na véspera do Natal, durante a tradicional Missa do Galo, celebrada na terça-feira, 24 de dezembro, o papa Francisco fez uma contundente crítica à violência que afeta crianças inocentes em diversas partes do mundo. Este evento religioso também marcou o início do “Ano Santo” de 2025 da Igreja Católica, um período de peregrinação internacional que deve atrair mais de 30 milhões de fiéis a Roma, em celebração ao Jubileu.
Em sua homilia, o papa Francisco refletiu sobre as consequências devastadoras de conflitos armados, mencionando especificamente “as guerras, as crianças metralhadas e as bombas que atingem escolas e hospitais“. Essa declaração se referia, de forma particular, aos recentes bombardeios em Gaza, cuja “crueldade” o papa havia denunciado em uma declaração anterior, provocando reações da diplomacia israelense.
A missa foi realizada na icônica Basílica de São Pedro, onde cerca de 30 mil pessoas estavam presentes. O papa Jorge Bergoglio celebrou a missa sentado em uma cadeira de rodas, refletindo sobre as limitações físicas que enfrenta.
Além de suas críticas à violência, o papa exortou os cristãos a “levantarem a voz contra o mal e contra as injustiças que afetam diretamente os mais pobres”. Essa convocação ocorre apenas três dias após suas declarações sobre os bombardeios em Gaza, que geraram descontentamento entre autoridades israelenses.
Na manhã de Natal, 25 de dezembro, Francisco deve oferecer a bênção “urbi et orbi” (para a cidade e para o mundo). Nesse momento, é esperado que ele renove seus apelos por um cessar-fogo não apenas no Oriente Médio, mas em outras regiões do mundo que enfrentam conflitos.
O papa também deu início ao Jubileu de 2025 no Vaticano ao realizar a cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Durante todo o ano, os peregrinos terão a oportunidade de atravessar essa porta, que permanece fechada em períodos normais. A expectativa é que mais de 30 milhões de fiéis de todos os cantos do mundo visitem Roma.
- O Jubileu, organizado a cada 25 anos pela Igreja Católica, representa um tempo de conversão e penitência para os fiéis, sendo acompanhado de eventos tanto culturais quanto religiosos.
Após um ataque mortal em um mercado natalino na Alemanha, que ocorreu quatro dias antes, as medidas de segurança em torno do Vaticano foram intensificadas. O Ministério do Interior da Itália enviou cerca de 700 agentes adicionais para Roma para garantir a segurança dos participantes.
A cerimônia de abertura da Porta Santa será replicada em outras três grandes basílicas de Roma, além de ser realizada em milhares de igrejas ao redor do mundo, simbolizando a unidade e a fé da Igreja Católica.
• Leia mais:
https://gnewsusa.com/2024/12/fifa-altera-regras-de-transferencias-apos-derrota-no-caso-diarra/
Faça um comentário