PL e Zambelli pedem suspensão de mandato de Ivan Valente por ameaças

Deputada denuncia declarações graves do parlamentar e confia em decisão ética na Câmara.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

A deputada federal Carla Zambelli (PL) e seu partido, o Partido Liberal, formalizaram uma representação contra o deputado Ivan Valente (PSOL) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O pedido de suspensão do mandato do parlamentar surge após declarações que Zambelli considerou ofensivas e ameaçadoras.

No final de novembro, durante sessões da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do plenário da Câmara, Valente afirmou que Zambelli deveria “ser tirada de circulação”. Essas declarações geraram forte reação da deputada e de sua legenda, levando à medida formal apresentada ao Conselho.

Zambelli se manifestou sobre o caso: “O meu partido representou, no Conselho de Ética, o Deputado Ivan Valente, pelas ameaças e inverdades ditas contra minha pessoa, inicialmente em sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e, depois, em sessão plenária da Câmara, há duas semanas. O referido Deputado tentou se valer da imunidade parlamentar para cometer crimes, aduzindo que deveriam me ‘tirar de circulação’, porém nenhum direito é absoluto e tenho plena convicção que os membros do Conselho de Ética acatarão nosso pedido de suspensão das atividades parlamentares do referido Deputado.”

A deputada reconhece a gravidade das palavras, mas avalia que a cassação do mandato de Ivan Valente seria uma punição excessiva. Por isso, a representação foca na suspensão temporária, considerada mais proporcional ao ocorrido.

Zambelli reforça a importância de respeitar os direitos de cada parlamentar, mas destaca que a imunidade não deve ser usada para práticas que violem princípios éticos. A decisão agora está nas mãos do Conselho de Ética, que analisará o caso nas próximas semanas.

Leia mais 

Bolsonaro celebra aprovação do PL 17 da castração química contra pedófilos 

Ato contra Bolsonaro fracassa na Paulista e expõe fraqueza petista

Rússia elogia postura de Trump contra uso de armas de longo alcance pela Ucrânia e apoio às negociações de paz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*