
Suspeito foi detido em Roraima e é apontado como chefe de organização que aterrorizava comerciantes na 25 de Março e Santa Ifigênia.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (16), em Pacaraima, Roraima, um homem considerado líder de uma organização criminosa chilena que extorquia comerciantes e era responsável por assassinatos em São Paulo. O grupo operava principalmente nas regiões da 25 de Março e Santa Ifigênia, exigindo dinheiro de empresários da comunidade chinesa.
O esquema de extorsões
De acordo com as investigações, a organização, conhecida como Bitong, exigia pagamentos mensais de R$ 5 mil a R$ 10 mil de comerciantes chineses. Os valores eram cobrados sob ameaça de represálias violentas. Quem não pagava era alvo de perseguição e até mesmo assassinato.
O grupo é suspeito de estar envolvido em três homicídios de comerciantes que se recusaram a cumprir as exigências.
Prisão do líder e histórico de crimes
O líder, capturado em Pacaraima, tinha um extenso histórico criminal, incluindo:
•Três mandados de prisão em aberto
•Homicídios
•Roubo qualificado
•Extorsão e sequestro
•Comando de organização criminosa
Após a prisão, ele foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, onde aguardará os próximos passos da Justiça.
Fuga em 2017
O preso havia conseguido escapar de uma grande operação policial em 2017, realizada em São Paulo. Na época, a PF cumpriu 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão contra membros do Bitong. Durante a operação, foram apreendidas sete armas de fogo utilizadas pelo grupo.
Impacto na comunidade chinesa
A prisão é considerada um marco no combate às extorsões que vinham prejudicando comerciantes chineses na capital paulista. A organização Bitong, originária da província de Fujian, espalhava medo na comunidade ao combinar violência extrema com extorsões sistemáticas.
As autoridades seguem investigando outros membros da organização e possíveis conexões internacionais.
Leia mais
Milei endurece discurso contra Maduro e busca libertação de argentino detido na Venezuela
Médico com CNH suspensa é detido por embriaguez e acidente em hospital do DF
Corinthians foca em renovações antes de buscar reforços pontuais para 2025
Faça um comentário