Rebeca Andrade e Caio Bonfim são eleitos os melhores atletas de 2024 no Prêmio Brasil Olímpico

Foto: André Durão.
Ginasta campeã olímpica e marchador medalhista de prata em Paris 2024 recebem o Troféu Rei Pelé, em uma noite de grandes homenagens ao esporte brasileiro.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Na noite de quarta-feira (11), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) celebrou os melhores atletas de 2024 na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizado no Rio de Janeiro. Entre os grandes vencedores, destacaram-se Rebeca Andrade, ginasta campeã olímpica e maior medalhista do país, e Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, ambos premiados com o Troféu Rei Pelé.

Rebeca Andrade conquista seu quarto Troféu Rei Pelé

Rebeca Andrade, que fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar a medalha de ouro no solo da ginástica artística e o bronze inédito por equipes, recebeu, simbolicamente por vídeo, o Troféu Rei Pelé como melhor atleta feminina. Este é o quarto prêmio consecutivo de Rebeca, que também conquistou duas medalhas de prata em Paris, uma no salto e outra no individual geral.

A ginasta, emocionada, expressou sua gratidão: “É um prêmio muito especial, em um ano muito especial. Não poderia estar mais grata por tudo que aconteceu. Quero agradecer à minha família, minha equipe, minha rede de apoio e aos meus fãs”, afirmou.

Caio Bonfim emociona ao conquistar o Troféu Rei Pelé masculino

Na categoria masculina, o vencedor foi Caio Bonfim, que conquistou a medalha de prata na marcha atlética 20km em Paris, um feito inédito para o Brasil. Caio, que pela primeira vez foi indicado ao Prêmio Brasil Olímpico, compartilhou sua emoção ao receber o Troféu Rei Pelé: “Eu não desisti. Sempre acreditei que poderia conquistar essa medalha e agora, neste ciclo, conquistei. Esse prêmio torna esse ano ainda mais especial”, disse.

Além de ganhar o Troféu Rei Pelé, Caio também foi reconhecido como Atleta da Torcida e Melhor Atleta da Modalidade. Ele concorreu com grandes nomes do esporte, como Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).

Homenagens e prêmios especiais

O evento também incluiu emocionantes homenagens, como a aposentadoria do nadador Bruno Fratus e a despedida de Maguila, lenda do boxe. José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Feminina de Vôlei, recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por sua contribuição ao esporte brasileiro, enquanto Arthur Elias, técnico da Seleção Feminina de Futebol, foi premiado como o Melhor Treinador de Modalidade Coletiva, após a histórica prata em Paris.

A cerimônia, apresentada por Larissa Manoela e Paulo Vieira, também teve momentos de reflexão com os discursos sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, proferidos por José Roberto Guimarães e Arthur Elias, além de uma homenagem aos ícones do esporte que faleceram no último ano.

Premiações por modalidade e prêmios de atletas e equipes

Diversos atletas e equipes foram premiados em suas modalidades. Entre os destaques, Ana Marcela Cunha foi reconhecida pela Águas Abertas, Beatriz Ferreira pelo Boxe, e Rayssa Leal pelo Skate. No esporte coletivo, as jogadoras da Seleção Feminina de Futebol receberam o prêmio de Melhor Equipe do Ano. A noite também premiou o atleta revelação, Gustavo ‘Bala Loka’ Oliveira, do BMX Freestyle.

Com a despedida de Paulo Wanderley Teixeira do cargo de presidente do COB, a cerimônia foi marcada pela transição para a nova gestão, que será liderada por Marco Antônio La Porta, a partir de 2025.

Leia também:

Brasileiro acusado de estupro em bar de Plymouth é detido e permanece sob custódia federal

Ato contra Bolsonaro fracassa na Paulista e expõe fraqueza petista

Casamento consanguíneo: os riscos genéticos e as implicações para a saúde

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*