
Oposição desafia ditadura de Maduro e pede união popular para reivindicar resultados das eleições de 2024.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Os líderes da oposição venezuelana, María Corina Machado e Edmundo González, enviaram uma mensagem de Ano Novo nesta terça-feira, 31, reforçando o apelo à mobilização popular para exigir que a vitória eleitoral de 28 de julho de 2024 seja respeitada, apesar da recusa de Nicolás Maduro em reconhecer o resultado.
Reconhecendo os desafios enfrentados pela população, os líderes destacaram o impacto da crise humanitária na Venezuela, que tem levado inúmeras famílias a se separarem. “Sabemos que não são tempos fáceis para que os venezuelanos possam celebrar juntos essas datas. Cada família de nosso país tem vários entes queridos vivendo em um solo longe da pátria. Além disso, muitos venezuelanos têm agora algum familiar asilado, exilado ou como preso político detido injustamente por trabalhar para fazer um país melhor.”
Esperança e compromisso com a mudança
Para Machado e González, o ano de 2024 foi marcado pela determinação do povo venezuelano em buscar a liberdade e a democracia.
“Esse é o desejo de liberdade, democracia e prosperidade que o povo venezuelano manifestou com clareza absoluta nas eleições presidenciais de 2024. Esse é o mandato popular e soberano que os venezuelanos deram em 28 de julho e que deve abrir os caminhos de mudança para 2025.”
Caminhos de resistência
Os líderes destacaram que 2025 deve ser o ano da ação decisiva contra a ditadura de Maduro. A mensagem incluiu um apelo direto aos cidadãos e às Forças Armadas para que cumpram seu dever constitucional.
“Que ninguém tema em sair ao encontro de nossos irmãos para abraçá-los como irmãos que somos, porque nosso país necessita que cada um de nós cumpra o seu dever, tal como mandam a Constituição e as leis.”
O apelo enfatizou a necessidade de mobilização popular nas ruas para garantir que o mandato popular seja respeitado. “Porque está muito próximo do momento de nos vermos novamente nas ruas da Venezuela para cobrar a vitória de 28 de julho”, afirmaram.
A mensagem de María Corina Machado e Edmundo González foi encerrada com palavras de incentivo: “Nos vemos nas ruas.”
Um ano novo de luta e esperança
Com a chegada de 2025, a oposição venezuelana sinaliza que a luta pela liberdade e pela democracia será intensificada, reforçando o compromisso de transformar o futuro do país.
Leia mais
Texas reavalia decisão sobre lei que proibia livros, incluindo a Bíblia
Loteria americana oferece prêmio superior a US$ 1,2 bilhão ao ganhador
Restos humanos são encontrados em sepulturas ilegais na divisa entre o México e os EUA
Faça um comentário