Violência entre torcidas deixa 79 feridos em jogo da quarta divisão na Alemanha

Foto: Reprodução.
Confronto entre torcedores de FC Carl Zeiss Jena e BSG Chemie Leipzig gerou tumulto após vitória de 5 a 0 do time da casa; polícia usou gás irritante para controlar a situação.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Um confronto entre torcedores das equipes FC Carl Zeiss Jena e BSG Chemie Leipzig, após uma partida da quarta divisão do futebol alemão, deixou 79 pessoas feridas no último sábado (30). A partida, que terminou com uma vitória do Jena por 5 a 0, foi marcada por um episódio de violência entre os torcedores, que, de acordo com a polícia, foi de “intensidade desenfreada”.

Após o fim do jogo, torcedores do Leipzig lançaram fogos de artifício em direção aos fãs do Jena, o que gerou um tumulto. De acordo com o comunicado da Polícia de Turíngia, os confrontos começaram quando os torcedores visitantes forçaram a abertura de dois portões que os separavam dos torcedores locais. A situação só foi controlada pela intervenção policial, que utilizou gás irritante e cassetetes para dispersar os agressores.

Entre os 79 feridos, 64 eram torcedores, 10 eram policiais e 5 faziam parte da equipe de segurança do estádio. A polícia também registrou 40 ocorrências criminais e contravenções, além de danos materiais significativos no local.

Reações dos clubes

O BSG Chemie Leipzig se posicionou de forma firme contra a atitude de seus torcedores envolvidos no episódio. Em comunicado, o clube classificou a ação de lançar fogos de artifício contra os torcedores adversários como “desprezível”, mas ressaltou que se tratava de uma “má conduta de uma minoria”. O Leipzig também destacou que cerca de 1.200 torcedores viajaram para Jena para apoiar a equipe, e que, apesar da derrota esmagadora, a grande maioria se comportou de maneira exemplar.

“Lamentavelmente, a boa imagem que construímos com o apoio da maioria foi manchada pela atitude de alguns. Isso não representa a nossa essência como clube, e sofremos grandes danos com esse incidente.Condenamos veementemente qualquer forma de violência, especialmente o uso de fogos de artifício contra pessoas. Este tipo de comportamento é inaceitável e não tem espaço em nossos jogos”, afirmou o clube.

Por sua vez, o FC Carl Zeiss Jena classificou o episódio como um “final desagradável” para o jogo, e desejou uma rápida recuperação aos feridos. O clube informou que realizará uma investigação completa sobre o ocorrido e, em breve, se manifestará oficialmente sobre os fatos.

A violência no futebol continua a ser um problema grave, afetando não só os torcedores, mas também a segurança pública e a integridade das competições.

Leia também:

Cientistas descobrem gene relacionado ao processo de envelhecimento

Fim da escala 6×1: especialistas apontam benefícios para a saúde mental dos trabalhadores

Homem some durante cruzeiro entre México e Estados Unidos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*