Bolsonaro alerta sobre mudanças em fundos de pensão e critica impacto na governança

Ex-presidente destaca riscos para segurados com nova regra aprovada pelo CNPC

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

O ex-presidente Jair Bolsonaro expressou na última segunda-feira (30) sua insatisfação com a decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) de alterar a forma como os fundos de pensão de servidores públicos avaliam seus investimentos em títulos públicos. A medida, aprovada no dia 11 de dezembro, permite que as entidades optem por uma avaliação de longo prazo (marcação na curva) em vez do cálculo diário pelo valor de mercado (marcação a mercado).

“Essa mudança enfraquece a governança dos fundos, aumenta a chance de problemas futuros e coloca em risco a previdência dos segurados”, afirmou Bolsonaro em uma publicação no X. Ele também alertou sobre possíveis falhas na contabilidade desses fundos: “Existe um rombo no fundo de pensão que simplesmente não aparece na contabilidade. Isso faz o contribuinte pensar que está tudo bem, quando não está.”

Mudança nos fundos de pensão gera debate sobre transparência

A nova diretriz permite que os fundos avaliem seus títulos públicos utilizando a marcação na curva, uma alternativa à marcação a mercado, que era exigida anteriormente. Essa mudança reduz o impacto de variações diárias nos valores dos títulos, priorizando um horizonte de longo prazo, segundo os responsáveis pela decisão.

Para Bolsonaro, a alteração pode comprometer a transparência. Ele argumenta que mascarar flutuações financeiras pode prejudicar a confiança dos segurados. A medida já está em vigor, mas os fundos têm até o final de 2026 para decidir se reclassificam os títulos existentes.

O debate sobre os impactos dessa decisão deve se intensificar, especialmente com o posicionamento crítico de Bolsonaro, que defende maior controle e clareza na administração dos recursos destinados à aposentadoria dos servidores públicos.

Leia mais 

EUA acusam hackers patrocinados pela China de invadirem sistema do Tesouro

Texas lança campanha de conscientização para alertar imigrantes sobre os perigos da travessia ilegal

Explosão de Tesla em frente ao Trump Hotel levanta suspeitas de atentado terrorista

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*