Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no rio Sena

Foto: Arquivo Pessoal.
Exames de DNA confirmam identidade de Flávio de Castro Sousa, desaparecido desde novembro; família e amigos lamentam a perda e pedem orações.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O corpo do fotógrafo brasileiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desaparecido desde o final de novembro em Paris, foi encontrado no rio Sena no último sábado (4). A identidade foi confirmada por exames de DNA, segundo informações divulgadas pelo consulado do Brasil na capital francesa.

Flávio, que chegou à França no início de novembro para trabalhar em um casamento e aproveitar uma temporada na cidade, havia desaparecido no dia 26 de novembro. No mesmo dia, ele já havia sido resgatado após cair no rio Sena, mas desapareceu novamente horas depois de receber alta do hospital.

Causa da morte confirmada

De acordo com as autoridades francesas, o corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição e exames não indicaram sinais de violência. A causa oficial da morte foi afogamento. O clima frio da época, com temperaturas entre 8°C e 10°C, pode ter contribuído para o ocorrido, agravando os riscos de hipotermia e tornando o rio perigoso devido às correntes.

Repercussão entre amigos e familiares

A mãe de Flávio, Marta Maria, que já enfrentava problemas de saúde, agradeceu as mensagens de apoio e orações recebidas desde o desaparecimento do filho. Em uma publicação nas redes sociais, pediu que “continuem orando pela família e para que Flávio descanse em paz”.

Alex Gautier, um estudante francês de moda com quem Flávio havia se relacionado durante a estadia em Paris, expressou sua tristeza nas redes sociais. “Flávio não é mais deste mundo. É, francamente, muito duro de viver”, disse, chamando-o carinhosamente de “Loulou” (lobinho, em francês).

Investigação policial e auxílio consular

A polícia francesa utilizou imagens de câmeras de segurança para traçar os últimos passos de Flávio. Uma das câmeras mostrou que ele deixou o celular em um vaso em frente a um bistrô na margem do rio Sena antes de desaparecer. Embora não houvesse registros de imagens que confirmassem o momento da queda, a hipótese de um novo acidente foi considerada desde o início.

O Itamaraty informou que o consulado brasileiro em Paris está prestando assistência à família e colaborando com os procedimentos necessários para o traslado do corpo ao Brasil.

Cronologia dos acontecimentos

  • 1º de novembro de 2024: Flávio chega à França acompanhado de um sócio, Lucien Esteban.
  • 8 de novembro: Esteban retorna ao Brasil, e Flávio permanece em Paris.
  • 26 de novembro: Flávio é resgatado após cair no rio Sena, recebe alta hospitalar, mas desaparece no mesmo dia.
  • 4 de janeiro de 2025: Corpo de Flávio é encontrado no rio Sena.

O caso de Flávio de Castro Sousa, deixa uma carreira promissora na fotografia e inúmeras lembranças entre amigos e familiares, reforça os cuidados necessários em viagens e as dificuldades enfrentadas por brasileiros em situações inesperadas no exterior.

Leia também:

Maduro isola Venezuela e fecha fronteiras com Brasil e Colômbia; Lula reforça laços com o regime

Novo tratamento promete melhorar a qualidade de vida de pacientes com HIV multirresistente

Neymar anuncia que a Copa do Mundo de 2026 marcará seu adeus à seleção brasileira

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*