Mortes em incêndios na Califórnia alcançam a marca de 16 vítimas

Cinco das mortes parecem ter sido causadas pelo incêndio Palisades e 11 pelo incêndio Eaton, de acordo com autoridades.

 

Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

No último sábado, o legista do Condado de Los Angeles confirmou um aumento preocupante no número de vítimas fatais em decorrência dos incêndios florestais que devastaram a região, com o total de mortos subindo para 16. Dentre esses, cinco fatalidades estão ligadas ao incêndio em Palisades, enquanto 11 são atribuídas ao incêndio de Eaton. Os registros do escritório legista indicam que, desses 16 casos, 10 envolvem restos mortais humanos identificados.

Em meio a essa tragédia, o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, conhecido como Cal Fire, expressou sua profunda gratidão nas redes sociais pelos diversos parceiros que se uniram para auxiliar no combate aos incêndios na área de Los Angeles na semana anterior.

A agência estadual destacou a importância e a valia do apoio recebido de departamentos locais, estaduais, federais e até internacionais. “A CAL FIRE estende nossa sincera gratidão aos departamentos, estados e países extraordinários que se apresentaram para apoiar a Califórnia neste momento de necessidade. Seja por terra, ar ou mar, sua dedicação e esforço foram inestimáveis“, publicaram no sábado, enfatizando que “juntos, somos mais fortes“.

A colaboração incluiu ajuda vinda do Canadá e do México, bem como equipes de combate a incêndios de estados como Nevada, Arizona, Utah, Colorado, Novo México, Texas, Idaho, Oregon e Washington, conforme informado pela Cal Fire.

Com a previsão de ventos fortes que se aproximaram no final do sábado (11), o chefe do Batalhão de Incêndio da Califórnia, David Acuna, expressou “grande preocupação” com a possibilidade de novos focos de incêndio se intensificarem na região.

Ele alertou que as condições de vento atuais permitiram que os bombeiros utilizassem aeronaves para lançar água sobre as chamas, reforçando as linhas de contenção que ainda são consideradas “frágeis”. Acuna ressaltou que a preocupação aumenta quando os ventos se intensificam e as brasas começam a se espalhar.

O Serviço Nacional de Meteorologia também emitiu alertas sobre a expectativa de condições climáticas propícias para incêndios nos dias seguintes, após um breve período de calmaria. Ventos fortes são esperados ao longo da costa sul da Califórnia, o que poderia exacerbar a situação.

As equipes de combate aos incêndios locais serão reforçadas com a chegada de bombeiros de outras partes da Califórnia, além de apoio de profissionais de sete estados adicionais da União, bem como do Canadá e do México. “Todos estão contribuindo para que possamos estar o mais preparados possível“, enfatizou Acuna.

  • A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, também se manifestou, pedindo aos moradores que continuem a seguir as ordens de desocupação, uma vez que as previsões indicam um aumento nos ventos.

“A boa notícia é que os incêndios estão sendo contidos lentamente. Sei que a área de Palisades é uma das mais vulneráveis aos ventos, que continuam aumentando, e a previsão é que os ventos aumentem novamente. Ter a Guarda Nacional e a polícia presentes será crítico, pois precisamos nos proteger não apenas dos incêndios, mas também garantir que não ocorram furtos ou comportamentos inadequados nas áreas afetadas“, afirmou Bass.

As previsões indicam que a próxima onda de ventos fortes deve ocorrer entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15), com um pico esperado na terça-feira (14), onde as rajadas podem atingir entre 80 a 97 quilômetros por hora, aumentando ainda mais a tensão e a necessidade de cautela na região.

ANTES E DEPOIS: 

 

• Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2025/01/corpo-de-fotografo-brasileiro-desaparecido-em-paris-e-encontrado-no-rio-sena/

https://gnewsusa.com/2025/01/brasileiro-gui-santos-brilha-em-vitoria-dos-warriors-sobre-os-pistons/

https://gnewsusa.com/2025/01/lyon-tem-punicao-mantida-e-segue-proibido-de-contratar-jogadores-na-atual-janela/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*