
Tempestade de inverno afeta cerca de 60 milhões de pessoas, causa interrupções no transporte, queda de energia e temperaturas congelantes em vários estados.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Uma forte tempestade de inverno atingiu os Estados Unidos nesta segunda-feira (6), causando caos em diversas regiões, desde o Kansas até Nova Jersey, afetando milhões de pessoas. A tempestade, que trouxe neve, gelo e temperaturas extremas, resultou no cancelamento de mais de 1.450 voos em aeroportos de grande movimento, como Nova York, Chicago e Washington, e deixou mais de 250 mil residências e estabelecimentos comerciais sem energia.
Mais de 500 voos foram cancelados nos aeroportos Reagan National e Dulles, em Washington, enquanto Kansas City e Saint Louis registraram mais de 275 voos suspensos. O acúmulo de neve, que variou entre 15 e 30 cm em diversas regiões, agravou a situação, impactando o transporte terrestre e aéreo. Além disso, a tempestade provocou pelo menos três mortes em acidentes de trânsito nos estados de Kansas e Missouri, de acordo com a mídia local.
Impactos regionais
No Kansas e no noroeste do Missouri, as condições de nevasca foram severas, com temperaturas que chegaram a -32 ºC durante a noite. Estradas ficaram intransitáveis devido ao gelo, e a maior parte de uma das principais rodovias do Kansas permaneceu fechada por todo o último domingo. A polícia estadual do Missouri informou ter atendido a quase 600 motoristas presos e 285 acidentes apenas no final de semana.
Governadores de estados como Kentucky, Arkansas, Virgínia Ocidental e Virgínia declararam estado de emergência. Em Kentucky e no sul da Virgínia Ocidental, chuva congelante e granizo criaram condições perigosas, enquanto no sul, nos estados de Arkansas, Louisiana, Mississippi e Alabama, foram registradas nevascas severas, acompanhadas de rajadas de vento capazes de gerar tornados.
Fechamento de escolas e escritórios federais
O impacto da tempestade forçou o fechamento de centenas de escolas em cidades como Indianápolis, Cincinnati, Washington e Filadélfia. Além disso, o Escritório de Gestão de Pessoal anunciou o fechamento de escritórios federais em Washington. O presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, porém, afirmou que a tempestade não impediria a certificação formal da eleição do republicano Donald Trump como presidente.
Previsão e próximos dias
O Serviço Nacional de Meteorologia alerta que o sistema de tempestade seguirá para a costa leste nesta segunda-feira à noite, sendo acompanhado por um ar ártico que trará temperaturas até 11 ºC abaixo da média em toda a região, das Grandes Planícies até a Costa Leste. Enquanto isso, espera-se que as condições de trânsito permaneçam perigosas nas áreas afetadas.
Com a tempestade se afastando, os danos deixados pela passagem do fenômeno meteorológico ainda serão avaliados. Autoridades seguem pedindo que os moradores evitem viagens desnecessárias e permaneçam atentos às condições climáticas e aos alertas das autoridades locais.
Leia também:
Coreia do Norte pune divorciados e proíbe consumo de cachorro-quente
Nos EUA, mulher é sentenciada por assassinato após matar o marido e conseguir a custódia da filha
Três centenas de afegãos chegam às Filipinas em busca de vistos para os EUA
Faça um comentário