Presidente norte-americano sinaliza mais sanções econômicas caso Putin não busque acordo imediato.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro na última quarta-feira (22) que adotará sanções mais rigorosas contra a Rússia caso o conflito na Ucrânia não seja encerrado em breve. Em mensagem publicada em sua rede social, Trump classificou a guerra como “ridícula” e afirmou que medidas econômicas severas serão inevitáveis se não houver avanço nas negociações.
“Resolvam isso agora! Ou as coisas ficarão piores. Se não tivermos um acordo, e em breve, eu não tenho outro caminho a não ser aumentar o nível de impostos, tarifas e sanções de qualquer coisa que esteja sendo vendida pela Rússia aos Estados Unidos”, escreveu o presidente, em tom de advertência.
Críticas ao prolongamento do conflito
Trump criticou duramente a duração do conflito e enfatizou que, sob sua liderança, a guerra sequer teria começado. “Eu sou um pacificador. Se estivesse no comando desde o início, isso nunca teria acontecido”, declarou, reforçando sua posição de liderança firme no cenário global.
A declaração ocorre em um momento de estagnação nas conversas diplomáticas entre Rússia e Ucrânia, com ambas as partes distantes de qualquer acordo que encerre o conflito.
Boa relação, mas sem hesitação
Apesar de destacar que mantém um bom relacionamento com o presidente russo, Trump indicou que sua prioridade é proteger os interesses norte-americanos. “Não pretendo ferir a Rússia”, afirmou. No entanto, o presidente deixou claro que a falta de um acordo obrigará os Estados Unidos a ampliar sanções e impostos contra produtos russos.
A postura reforça a estratégia de Trump de combinar diplomacia com medidas de pressão econômica, uma marca de sua política externa desde o início do governo.
Leia mais
Iraque legaliza casamento infantil e gera indignação global
‘Parecia um circo’, lamenta americano que ganhou fama na TV como o bebê de 32 kg
Governo italiano enfrenta pressões após soltura de suspeito de crimes de guerra

Faça um comentário