Mais de 30 mortos ou desaparecidos e críticas crescentes à gestão da tragédia.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou a atuação dos políticos responsáveis pela gestão dos incêndios que atingem Los Angeles, na Califórnia. Em uma publicação no Truth Social, feita no domingo, ele afirmou que as autoridades locais não têm competência para lidar com a crise e destacou a gravidade da situação.
“Os incêndios ainda estão acontecendo em Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los. Milhares de casas magníficas se foram, e muitas outras logo serão perdidas. Há morte por todo lugar”, escreveu Trump. Para ele, a incapacidade de resposta transformou o desastre em “uma das piores catástrofes da história do nosso país”.
O fogo, que começou na última terça-feira, dia 7, já consumiu áreas extensas da cidade, deixando pelo menos 16 mortos e 16 pessoas desaparecidas. De acordo com o xerife Robert Luna, o número de vítimas deve aumentar nos próximos dias, à medida que as buscas progridem.
Mortes em incêndios na Califórnia alcançam a marca de 16 vítimas
No início da semana, Trump já havia responsabilizado diretamente o governador da Califórnia, Gavin Newsom, por priorizar questões ambientais em detrimento da segurança da população. Ele apontou que essas decisões contribuíram para a rápida expansão das chamas. Newsom rebateu as acusações e afirmou que o presidente eleito estaria usando o desastre para fins políticos.
As críticas à resposta governamental ganharam força entre os moradores da região, que relatam demora e desorganização no combate às chamas. Para Trump, o cenário reflete um “total descaso” por parte das autoridades locais e a necessidade de mudanças urgentes na gestão de crises no estado.
Leia mais
Mortes em incêndios na Califórnia alcançam a marca de 16 vítimas
Incêndio em Los Angeles força 30 mil moradores a evacuar suas residências
Maduro quer tropas do Brasil para invadir Porto Rico e desafiar os EUA

Faça um comentário