Após encalharem, baleias serão sacrificadas na Austrália

Elas são falsas-orcas, espécie semelhante às orcas, e podem crescer até seis metros e pesar até 1,5 tonelada.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Cerca de 90 baleias, da espécie falsa-orca, serão sacrificadas por autoridades após um encalhe em massa em uma praia remota na Tasmânia, Austrália. Esses animais podem atingir até seis metros de comprimento e pesar até 1,5 tonelada. As baleias fazem parte de um grupo de 157 indivíduos que se perderam de sua rota e encalharam na praia.

De acordo com as autoridades locais, na terça-feira (18), os animais ficaram presos por 24 a 48 horas e já apresentavam estresse extremo. Por essa razão, foi decidida a eutanásia das cerca de 90 sobreviventes.

“Quanto mais tempo esses animais ficam nessa situação, mais sofrimento eles enfrentam. Todas as alternativas foram tentadas sem sucesso, e a eutanásia é sempre o último recurso”, afirmou o biólogo marinho Kris Carlyon.

As autoridades tentaram realizar um resgate em massa para devolver as baleias ao mar, mas não obtiveram sucesso devido às condições adversas do mar e à falta de equipamentos adequados. Além disso, a localização do encalhe é de difícil acesso, o que dificulta ainda mais a remoção dos animais.

Enviar os animais diretamente para o mar seria extremamente desafiador e apresentaria grandes riscos para nossa equipe“, declarou Brendon Clark, chefe do departamento.

 

O que causou o encalhe em massa:

Existem várias teorias sobre as causas desse encalhe em massa. As baleias são mamíferos sociais conhecidos por viajarem em grandes grupos e, portanto, podem encalhar juntas.

Alguns especialistas sugerem que os animais podem ter se desorientado após uma caça a peixes próximo à costa. Também há a possibilidade de que uma das baleias tenha guiado o grupo erroneamente até o encalhe.

Mais de 80% dos encalhes de baleias na Austrália ocorrem na Tasmânia, especialmente na costa oeste. Em 2022, um grupo de 200 baleias ficou encalhado no mesmo local.

Entretanto, é raro que falsas-orcas sejam afetadas por esse fenômeno; o último caso de encalhe em massa dessa espécie ocorreu há mais de 50 anos.

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/02/bolsonaro-afirma-que-camara-ja-tem-votos-para-aprovar-anistia-do-8-de-janeiro-no-brasil/

https://gnewsusa.com/2025/02/fiocruz-realiza-seminario-sobre-desafios-dos-sistemas-de-saude-na-america-latina-pos-pandemia/

https://gnewsusa.com/2025/02/nos-eua-imigracao-prende-guatemalteco-condenado-por-agressao-em-massachusetts/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*