Denúncias de censura no Brasil são classificadas como “impressionantes” por enviado da OEA

Pedro Vaca Villarreal alerta sobre as graves violações à liberdade de expressão durante visita ao país.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Em uma visita recente ao Brasil, o relator da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a liberdade de expressão, Pedro Vaca Villarreal, expressou sua surpresa diante das acusações de censura feitas por parlamentares da oposição. O jurista colombiano classificou as denúncias como “impressionantes” e alertou que elas merecem uma análise mais detalhada.

O encontro, ocorrido no Congresso Nacional na última terça-feira (11), reuniu deputados que destacaram o impacto das ações judiciais no cenário político do Brasil, apontando práticas que, segundo eles, violam direitos fundamentais. Ao se pronunciar sobre as acusações, Villarreal afirmou que o tom dos relatos era alarmante. “O tom dos relatórios é realmente impressionante”, declarou, sugerindo a necessidade de um estudo cuidadoso sobre as alegações.

Além das denúncias de censura, a reunião também abordou a situação de indivíduos condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. Deputados do Partido Liberal (PL) aproveitaram a ocasião para pressionar pela inclusão do projeto de lei que propõe anistiar essas pessoas. Um dos relatos mais comoventes foi o de Vanessa Vieira, que levou seus filhos ao evento para destacar o caso de seu marido, condenado a 14 anos de prisão, mas ainda foragido.

Vaca Villarreal, que permanecerá no Brasil até 14 de fevereiro, se reuniu também com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, para discutir a atuação da Corte em relação à crise política e aos ataques à democracia. Barroso, por sua vez, mencionou os recentes acontecimentos que, segundo ele, “colocaram em risco a institucionalidade e exigiram a firme atuação do Supremo”.

A visita do relator tem como objetivo dar visibilidade internacional às questões de liberdade de expressão no Brasil, especialmente diante do crescente clima de repressão e censura no país. A comunidade internacional segue atenta às implicações desse cenário para os direitos humanos no Brasil.

Leia mais 

Milhões de dólares financiando o terror: relatório expõe falhas da USAID e ligações com grupos extremistas

No Brasil, polícia apreende 1,5 tonelada de maconha do Comando Vermelho

Flórida reforça combate à imigração ilegal com novas leis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*