
Ex-presidente declarou que o presidente da Ucrânia não está disposto a negociar a paz enquanto contar com apoio norte-americano
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Durante uma reunião realizada na Casa Branca nesta sexta-feira (28), o ex-presidente Donald Trump fez duras críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Segundo Trump, Zelensky agiu de forma desrespeitosa com os Estados Unidos e demonstrou não estar realmente interessado em buscar a paz para o conflito no leste europeu.
A declaração veio por meio da Truth Social, plataforma onde Trump costuma compartilhar suas opiniões. “Eu não quero vantagem, eu quero PAZ”, afirmou. Ele também indicou que Zelensky pode retornar para novas negociações apenas quando estiver pronto para encerrar a guerra. “Ele desrespeitou os Estados Unidos em seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a Paz.”
Trump pressiona por solução e sugere mudança na postura da Ucrânia
A reunião entre os dois líderes ocorreu em um momento de incertezas sobre o futuro da ajuda americana à Ucrânia. Trump enfatizou que os EUA não podem continuar investindo recursos sem que haja um compromisso claro com uma solução pacífica. Durante o encontro, ele reforçou que os americanos esperam um posicionamento mais objetivo por parte do governo ucraniano.
O vice-presidente J.D. Vance também comentou o episódio e reprovou a postura de Zelensky, considerando inadequado que a discussão sobre a guerra fosse conduzida da forma como ocorreu diante da imprensa americana.
Trump também defendeu um acordo relacionado à exploração de terras raras na Ucrânia, destacando que poderia ser positivo tanto para os EUA quanto para os ucranianos. Zelensky, por sua vez, declarou que esse tipo de iniciativa pode contribuir para o crescimento do país.
Conversas com Putin e expectativa por um acordo rápido
Outro ponto abordado por Trump foi sua relação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele indicou que já conversou com o líder russo e acredita que um acordo de paz pode ser firmado em breve.
“Acho que vai ser uma paz duradoura. E eu penso que vai acontecer rapidamente. Se não acontecer rapidamente, talvez nunca aconteça”, disse Trump, reforçando sua visão de que o conflito precisa ser resolvido o quanto antes.
Leia mais
EUA: membro de gangue guatemalteca condenado por extorsão e posse ilegal de arma é preso no Arizona
Brasil: Polícia Federal desmantela quadrilha especializada em furtos de apartamentos em São Paulo
EUA: imigração e polícia prendem criminoso salvadorenho procurado por homicídios
Faça um comentário