Vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP) se afasta do cargo após acusação de racismo em jogo do Palmeiras

Reprodução/Video.
Fábio Marcondes pediu licença temporária e foi exonerado da Secretaria de Obras após ser flagrado em confusão com segurança do clube. Prefeitura repudia atos de racismo e investigações seguem em andamento.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes, pediu licença temporária do cargo e pediu exoneração da Secretaria de Obras após ser acusado de racismo contra um segurança do Palmeiras, durante o jogo entre o Verdão e o Mirassol no último domingo (23), pelo Campeonato Paulista.

Marcondes se envolveu em uma confusão após a vitória do Palmeiras sobre o Mirassol. Em imagens gravadas, o vice-prefeito aparece chamando um segurança do Palmeiras de “lixo” e, em seguida, ouvindo-se o grito de “macaco velho”, quando ele se vira de costas. Imediatamente, um dos seguranças do Palmeiras protesta, dizendo “racismo, não!”. O segurança envolvido registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Mirassol, cidade onde o jogo foi disputado.

Em nota divulgada, Fábio Marcondes afirmou que o conflito teve início após seu filho ser ofendido, e disse que as imagens divulgadas representam apenas um recorte dos acontecimentos, sem mostrar a totalidade dos fatos. Ele enfatizou que jamais teve a intenção de ofender ou prejudicar qualquer pessoa, principalmente o segurança do Palmeiras.

Posicionamento da Prefeitura de São José do Rio Preto

A Prefeitura de São José do Rio Preto repudiou veementemente qualquer ato de racismo, afirmando seu compromisso com a igualdade e o respeito. A administração municipal informou que Fábio Marcondes foi exonerado da Secretaria de Obras e pediu licença temporária do cargo de vice-prefeito.

Notas oficiais

Em sua própria nota, Fábio Marcondes esclareceu que o ocorrido foi uma discussão de caráter pessoal, originada por ofensas dirigidas ao seu filho, e que o incidente não teve relação com suas funções públicas. Ele expressou seu compromisso com a ética e transparência e pediu a licença temporária do cargo de vice-prefeito por prescrição médica. Marcondes afirmou ainda que continuará à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários.

Nota da Prefeitura de São José do Rio Preto

A Prefeitura reafirma seu compromisso com os princípios de igualdade, respeito e justiça, e repudiou qualquer ato de racismo. A administração municipal também reiterou o afastamento de Fábio Marcondes do cargo de Secretário de Obras e sua licença temporária do cargo de vice-prefeito.

Nota de Fábio Marcondes

Marcondes se disse ciente da responsabilidade de sua função e reafirmou seu compromisso com a integridade e o respeito, além de destacar que as imagens divulgadas não refletem a totalidade do ocorrido. O vice-prefeito se colocou à disposição para colaborar com as investigações e afirmou que sempre buscará preservar a dignidade e o bem-estar da comunidade.

Leia também:

 Makai McNamara sofre grave acidente em Pipeline e tem resgate heroico na praia

Brasil lança estratégia nacional para vacinar adolescentes contra o HPV

Carla Zambelli convoca panelaço contra aumento de impostos e alta no preço dos alimentos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*