A surpreendente descoberta de uma mina de ouro de 3 mil anos no Egito

No Egito, escavações revelaram um curioso campo de mineração de ouro de 3.000 anos atrás; confira detalhes da descoberta.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Na região de Jabal Sukari, província do Mar Vermelho, arqueólogos revelaram um antigo campo de mineração de ouro que data de cerca de 3.000 anos. A descoberta foi possível graças a um projeto de revitalização que durou dois anos, conduzido pelo Conselho Supremo de Antiguidades (SCA) em parceria com a mineradora de Sukari e o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

As escavações revelaram um sofisticado complexo de processamento de ouro, incluindo estações de moagem e britagem, bacias de filtragem e antigos fornos de argila usados para fundição do metal extraído do quartzo. Também foram identificadas habitações que serviam de alojamento para os trabalhadores, além de instalações especializadas na extração do ouro.

Entre os achados, destacam-se 628 artefatos cerâmicos e em pedra com inscrições em hieróglifos, demótico e grego, evidenciando a diversidade cultural da região. Foram descobertas também moedas de bronze da dinastia Ptolomaica, estátuas em terracota e representações de divindades egípcias como Bastet e Harpócrates.

Para preservar os achados, muitos artefatos foram realocados, enquanto algumas estruturas foram reproduzidas em tamanho real para fins expositivos. O secretário-geral do SCA, Mohamed Ismail Khaled, destacou a importância da descoberta para o entendimento das técnicas de mineração do antigo Egito e para a valorização do patrimônio histórico da região.

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/02/brasil-policia-federal-desmantela-rede-criminosa-que-facilitava-migracao-ilegal-para-os-eua/

https://gnewsusa.com/2025/02/endrick-brilha-novamente-garante-real-madrid-na-final-da-copa-do-rei-e-mantem-media-de-artilheiro/

https://gnewsusa.com/2025/02/mexicano-reincidente-e-condenado-a-27-meses-de-prisao-federal-apos-entrar-ilegalmente-nos-eua/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*