
Ação conjunta da FICCO/MG e Polícia Penal mira organizações criminosas dentro e fora do sistema prisional.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Uma operação integrada entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais (FICCO/MG) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais resultou na apreensão de 10 aparelhos celulares dentro de unidades prisionais do estado. A ação, realizada em diversas cidades mineiras, faz parte da primeira fase da “Operação Velóna”, que visa combater o crime organizado dentro e fora do sistema prisional.
Ao todo, 27 detentos foram alvos da operação, ocorrida em presídios das cidades de Nova Lima, Contagem, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas, Uberaba, Juiz de Fora e Ubá.
Objetivo da operação e impacto no combate ao crime
O foco da ação foi a identificação e apreensão de materiais ilícitos, com destaque para os celulares, que são frequentemente usados por presos para manter comunicação ilegal com o mundo externo e ordenar crimes como extorsões, fraudes e ações violentas.
A Polícia Federal destacou a importância da apreensão desses dispositivos no combate ao crime organizado:
“A apreensão dos celulares é um passo fundamental no combate ao crime organizado, uma vez que esses dispositivos são frequentemente usados por detentos para manter comunicação ilegal com o mundo externo, além de ordenar crimes como extorsões, fraudes e ações violentas, mesmo de dentro do sistema prisional.”
A retirada desses celulares de circulação dificulta a atuação de facções criminosas e fortalece as ações de repressão a crimes planejados dentro das penitenciárias.
Primeira fase da Operação Velóna
A “Operação Velóna” marca o início de uma série de ações coordenadas entre a FICCO/MG e a Polícia Penal de Minas Gerais, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que operam tanto dentro quanto fora do sistema prisional.
A ação reforça o compromisso das autoridades mineiras em reprimir a criminalidade dentro das penitenciárias e reduzir a influência do crime organizado, garantindo maior segurança para a sociedade. Novas fases da operação devem ser realizadas nos próximos meses.
Leia mais
Argentina pode assegurar classificação para a Copa do Mundo em confronto com o Brasil
Falece o homem mais alto dos Estados Unidos aos 67 anos
EUA: Igreja move ação contra satanista por furto de hóstias e vinho sagrado
Faça um comentário