Deputada questiona uso de dinheiro público e cobra transparência do governo
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A deputada federal Carla Zambelli entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo uma investigação sobre os gastos da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, em sua viagem ao Japão. O pedido surge após a revelação de que Janja teria desembarcado no país asiático cinco dias antes da chegada de Lula, sem que o governo informasse previamente o motivo oficial da viagem ou detalhasse os custos envolvidos.
Zambelli argumenta que, por não ocupar um cargo público, Janja não poderia ter despesas pagas com recursos federais. A deputada cita um decreto que restringe esse tipo de benefício a ministros, secretários e representantes oficiais do governo.
A parlamentar solicita que o TCU cobre explicações da Casa Civil e do Ministério das Relações Exteriores sobre a origem dos recursos utilizados, a autorização para o custeio e a justificativa para a antecipação da viagem. Se forem encontradas irregularidades, Zambelli pede o ressarcimento dos valores aos cofres públicos e a responsabilização dos gestores envolvidos.
“Todo dia, o governo gasta milhões e até bilhões com bobagens para tentar melhorar sua reputação. Diante de tudo o que é desperdiçado, os custos com a viagem de Janja pode até parecer troco de bala. Mas não podemos nos acostumar com essa patifaria. Desde que virou primeira-dama, “Esbanja” — gasta como se não houvesse amanhã. Chutando para baixo, só o que ela gastou até agora daria para fazer um Edifício Copan, conhecido por ser o prédio com maior número de apartamentos do Brasil. É preciso dar um freio nisso. Ela é primeira-dama ou a Turista Oficial da República?”, declarou Zambelli.
Leia mais
Deputados dos EUA pedem a Trump que puna o ministro brasileiro Alexandre de Moraes com lei rígida
EUA: Imigração prende estrangeiro ilegal acusado de agredir mulher grávida em Massachusetts
Policia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de armas ligado ao Comando Vermelho

Faça um comentário