
Requerimento ressalta dados do Banco Central e aponta para a necessidade de transparência na gestão pública.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
Em meio a crescentes preocupações com a saúde fiscal das empresas estatais, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) protocolou nesta segunda-feira, 24, um requerimento na Câmara dos Deputados para a criação de uma comissão externa que acompanhe e investigue os rumos financeiros dessas instituições no Brasil. Segundo estatísticas do Banco Central, as estatais federais encerraram 2024 com um rombo de 6,7 bilhões de reais.
Um valor dez vezes superior ao déficit de 656 milhões de reais registrado em 2023.
Na justificativa do requerimento, Zé Vitor destaca a gravidade dos números apresentados, alertando para os riscos que o rombo financeiro representa para a economia e para a sociedade. Em suas palavras, ele declarou: “O rombo financeiro causado pelas estatais brasileiras representa um desafio significativo para a economia e pode gerar diversas consequências negativas, tanto para o setor público quanto para a sociedade em geral”.

O parlamentar defende que a criação de uma Comissão Temporária Externa permitirá um diálogo mais aberto e transparente entre os gestores das estatais e os diversos setores da sociedade. “Portanto, a Comissão Temporária Externa torna-se fundamental para ouvir as associações de usuários e os gestores, a fim de buscar explicações sobre os resultados negativos. A partir da dinâmica de uma comissão, será possível avaliar as práticas de gestão das estatais de uma forma transparente e com a participação de entes da sociedade civil”, ressaltou Zé Vitor.
Além disso, o deputado enfatizou a importância de esclarecer os fatores que contribuíram para o expressivo rombo financeiro.
Sugerindo que a comissão pode ser determinante para a elaboração de um diagnóstico preciso da situação e para a identificação de medidas que visem reduzir despesas e melhorar a eficiência na gestão pública. “A abertura desse diálogo é de extrema importância para esclarecer os motivos do rombo e quais ações estão sendo implementadas internamente para diminuir as despesas, além de elaborar um diagnóstico da administração destas estatais para melhorar o serviço prestado e os resultados das empresas”, completou.
Enquanto o requerimento aguarda votação no plenário, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não agendou a pauta para a deliberação. Caso aprovado, a comissão poderá contribuir significativamente para evitar que o governo federal aumente a dívida pública, o que poderia afetar investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.
Leia mais
EUA: operação federal elimina 370 criminosos estrangeiros das ruas de Massachusetts
Brasil: Polícia Federal resgata bebê vítima de tráfico humano em Portugal
Fugitivo acusado de matar jovem em acidente nos EUA é preso e extraditado
Faça um comentário