Ednaldo Rodrigues será candidato único na eleição para presidência da CBF

Atual presidente registra chapa com apoio unânime das federações estaduais e de clubes das Séries A e B.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para a próxima segunda-feira(24), terá um único candidato: Ednaldo Rodrigues.

O atual mandatário foi o único a registrar chapa dentro do prazo, encerrado nesta quarta-feira, garantindo apoio de todas as 27 federações estaduais, além de 13 clubes da Série A e 13 da Série B.

O novo mandato será válido de março de 2026 a março de 2030

A chapa registrada por Ednaldo, intitulada “Por um futebol mais inclusivo e dem discriminação de qualquer natureza”, conta com os seguintes indicados para vice-presidência: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.

Foi uma união democrática, um processo eleitoral que segue um rito estabelecido pela FIFA, Conmebol e CBF, dentro do seu estatuto, e para o qual tivemos significativas subscrições.

Foram 27 federações e também 13 clubes da Série A e 13 clubes da Série B. Com isso, a gente vai procurar fazer um mandato que busque cada vez mais o fomento do futebol brasileiro, lutando pela purificação desse futebol e pela inclusão social e, principalmente, no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação” declarou Ednaldo Rodrigues à CBF.

Ronaldo desistiu da candidatura

No fim de 2024, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno chegou a anunciar sua intenção de concorrer à presidência da CBF. No entanto, na semana passada, ele desistiu da disputa devido à falta de apoio necessário das federações.

Para lançar uma candidatura, é preciso obter a indicação de, no mínimo, quatro federações estaduais e quatro clubes das Séries A e B.

O colégio eleitoral da CBF é composto pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm votos com peso três, além dos 20 clubes da Série A, cujos votos têm peso dois, e os 20 clubes da Série B, com peso um.

Ednaldo Rodrigues ocupa a presidência da CBF desde 2021, inicialmente como interino, após o afastamento de Rogério Caboclo. Em 2022, foi eleito para um mandato completo e, agora, caminha para a reeleição sem concorrência.

Leia também:

Brasil confirma caso de sarampo no Distrito Federal: monitoramento de 278 pessoas após diagnóstico de mulher que retornou do exterior

Copom eleva taxa de juros para 14,25% e reforça o impacto da irresponsabilidade fiscal do governo Lula

Defensoria denuncia Alexandre de Moraes por violação do direito de defesa no caso 8 de Janeiro no Brasil

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*