Forças de segurança americanas atuaram em conjunto para capturar Mihaly Bodnar no Aeroporto Internacional de Newark.
Por Ana Raquel|GNEWSUSA
As autoridades dos Estados Unidos prenderam, no dia 13 de março, o cidadão húngaro Mihaly Bodnar, acusado de estupro estatutário em primeiro grau de uma criança menor de 13 anos. Ele foi capturado no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey, enquanto tentava fugir do país. A prisão foi realizada por agentes da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), com o apoio da Polícia da Autoridade Portuária de Nova York/Nova Jersey, da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) e do Serviço Federal de Marshals do Ar.
Fuga frustrada no aeroporto de Newark
A operação começou quando a Homeland Security Investigations (HSI) de Buffalo entrou em contato com a unidade da agência em Newark, informando que Bodnar planejava deixar os Estados Unidos em um voo internacional. Imediatamente, os agentes coordenaram uma busca no aeroporto, localizando e prendendo o suspeito sem incidentes.
De acordo com Ricky J. Patel, agente especial da ICE Homeland Security Investigations de Newark, a rápida resposta das forças de segurança foi essencial para evitar que Bodnar escapasse.
“Eu elogio a eficiência dos especialistas no assunto que utilizaram suas habilidades e tecnologia avançada para localizar o alvo sem incidentes. Suas ações provaram como a parceria das agências de aplicação da lei é o recurso mais valioso para conduzir investigações e alcançar o sucesso da missão”, declarou Patel.
Confissão e encaminhamento à Justiça
Durante o interrogatório, Bodnar admitiu que estava tentando fugir do país no mesmo dia. Agora, ele será processado pela Procuradoria Distrital do Condado de Steuben, em Nova York, onde enfrentará acusações graves.
O promotor do Condado de Steuben, Brooks Baker, destacou a eficiência da operação e a importância da cooperação entre agências locais, estaduais e federais para capturar criminosos.
“É assim que a aplicação da lei deve funcionar – em conjunto. Usando experiência e conhecimento para maximizar todos os recursos disponíveis, as agências municipais, estaduais e federais foram capazes de tirar um predador de crianças das ruas para enfrentar a justiça”, afirmou Baker.
O sargento Tom Aini, do Departamento de Polícia do Condado de Hornell, foi responsável por confirmar a identidade do suspeito e agir rapidamente para impedir que ele escapasse dos EUA.
Pena pode chegar a 25 anos de prisão
Bodnar foi preso com base em um mandado emitido pelo Tribunal da Cidade de Hornell, em Nova York, e poderá ser condenado a até 25 anos de prisão pelo crime de estupro estatutário em primeiro grau.
A ação rápida das autoridades reforça o compromisso dos Estados Unidos em garantir que criminosos enfrentem a justiça, impedindo que suspeitos de crimes graves escapem do país. A investigação sobre o caso continua.
Leia mais

Faça um comentário