EUA deportam albanês acusado de fraude e suborno

Foto: reprodução
Fatbardh Lala foi detido ao tentar cruzar a fronteira para o Canadá e enviado de volta à Albânia.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) deportou Fatbardh Lala, um cidadão albanês procurado em seu país natal por crimes financeiros. Lala foi entregue às autoridades da Albânia no Aeroporto Internacional de Tirana, em 6 de março, onde responderá por acusações de fraude e suborno.

A entrada de Lala nos Estados Unidos ocorreu em 10 de maio de 2023, quando ele chegou legalmente pelo Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago.

No entanto, sua situação se complicou em 23 de outubro de 2024, quando tentou atravessar a fronteira para o Canadá pela Ponte de Água Azul, em Port Huron. Sua entrada foi recusada, e uma verificação revelou que ele possuía um mandado de prisão pendente na Albânia. Como resultado, foi imediatamente detido por agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

O caso seguiu para a justiça de imigração dos Estados Unidos, e, após análise das acusações contra Lala, um juiz de imigração do Escritório Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça determinou sua remoção em 29 de janeiro.

Com essa decisão, os trâmites foram concluídos para que ele fosse enviado de volta à Albânia e enfrentasse a justiça local.

“Descobrimos que Lala foi procurado por suborno e fraude, que são acusações graves, e agora ele pode ser responsabilizado por esses crimes”, declarou Robert Lynch, diretor do escritório de campo de Operações de Execução e Remoção da ICE em Detroit. “O ICE continua comprometido em remover fugitivos estrangeiros, independentemente da nacionalidade, para que eles possam enfrentar a justiça em seus países de origem.”

A deportação de Lala reflete a política rigorosa dos Estados Unidos contra estrangeiros procurados por crimes graves. O ICE reforça constantemente seus esforços para identificar e remover indivíduos que tentam usar o país como refúgio para escapar da lei, mantendo seu compromisso com a cooperação internacional na aplicação da justiça.

Leia mais

Autoridades americanas capturam e extraditam líder do MS-13 acusado de extorsão

Nikolas Ferreira se manifesta contra novas regras do Banco Central sobre o Pix

ICE e alianças globais desmantelam redes de exploração infantil online em ação internacional de resgate

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*