
As autoridades dos Estados Unidos entregaram à Espanha um medalhão de prata visigótico, avaliado em 210 mil dólares (cerca de R$ 1,2 milhão).
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
As autoridades dos Estados Unidos entregaram à Espanha um medalhão de prata visigótico que, acredita-se, foi saqueado em 2006 na região da Estremadura. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 24, pela promotoria de Manhattan em um comunicado oficial.
O medalhão, que remonta ao período entre os séculos 5 e 7, teria sido retirado ilegalmente do território espanhol antes de ser levado a Genebra e, posteriormente, aparecer em Nova York em 2024. A peça foi identificada por uma unidade especializada no combate ao tráfico de antiguidades da promotoria, que realiza investigações sobre o comércio ilegal de bens culturais.
Sobre o medalhão
Com um valor estimado em 210 mil dólares (aproximadamente R$ 1,2 milhão), o medalhão é um disco de metal utilizado para adornar couraças ou equipamentos equestres de soldados. Sua iconografia retrata um cavaleiro lutando contra um dragão com uma longa lança, o que possivelmente faz alusão a São Jorge, conforme mencionado no comunicado.
O artefato foi encontrado em 2006 por um detector de metais nas proximidades de Peraleda de la Mata, na Espanha, e acabou sendo vendido para o antiquário barcelonês Félix Cervera Bea, que teria contrabandeado a peça para fora do país, como repercutido. Depois, foi adquirida pela Phoenix Ancient Arts, em Genebra, antes de ser exportada para Nova York com a intenção de ser comercializada.
Em um agradecimento formal, a cônsul-geral da Espanha, Marta de Blas, declarou: “Em nome do governo espanhol, gostaríamos de expressar nossa gratidão ao escritório do promotor e à sua Unidade de Tráfico de Antiguidades pela excelente cooperação com nossos Ministérios das Relações Exteriores e do Interior, que possibilitou a recuperação do Medalhão de Prata visigótico, uma peça datada entre os séculos 5 e 7, que foi saqueada na região da Extremadura e agora será devolvida à Espanha“.
LEIA TAMBÉM:
https://gnewsusa.com/2025/03/zambelli-solicita-investigacao-do-tcu-sobre-contrato-milionario-da-ebc/
Faça um comentário