
Federação Paulista envia ofício aos clubes pedindo respeito aos adversários após comemorações polêmicas em clássicos recentes.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou um ofício aos presidentes dos quatro clubes semifinalistas do Campeonato Paulista, solicitando que atletas e membros das comissões técnicas ajam com respeito aos adversários.
O objetivo é evitar comemorações provocativas, como a tradicional “voadora” na bandeirinha de escanteio do time rival, que gerou polêmica em clássicos recentes.
A prática tem sido motivo de atrito entre torcedores e jogadores. O atacante Luciano, do São Paulo, já comemorou dessa forma em partidas contra Palmeiras e Corinthians. Mais recentemente, Yuri Alberto, do Corinthians, fez o mesmo no Allianz Parque, o que intensificou as tensões entre torcidas organizadas.
No documento, ao qual o ge teve acesso, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, enfatiza a necessidade de respeito:
“Pedimos uma atenção especial para que todos sejam orientados a respeitar seus oponentes, os símbolos dos clubes, bandeiras ou qualquer outro item presente nos estádios que façam alusão às agremiações rivais.”
A federação também destacou que qualquer atitude que incite violência ou revolta da torcida prejudica o espetáculo e a competição.
A preocupação aumentou após membros de torcidas organizadas de Palmeiras e São Paulo publicarem vídeos nas redes sociais com provocações relacionadas às comemorações nas bandeirinhas.
Para evitar conflitos, a FPF reforçou o pedido para que os clubes conscientizem seus jogadores sobre a importância da disciplina e do respeito dentro de campo.
As semifinais do Paulistão serão disputadas em jogo único. No domingo, o Corinthians recebe o Santos na Neo Química Arena, enquanto na segunda-feira o Palmeiras enfrenta o São Paulo no Allianz Parque.
Leia também:
CBF cobra Conmebol e pede exclusão do Cerro Porteño por racismo
Atlético-MG goleia América-MG e fica perto do hexa campeonato mineiro
Após ser libertado, estrangeiro acusado de crimes graves é capturado pelo ICE nos EUA
Faça um comentário