Forte terremoto atinge Mianmar e deixa mais de mil mortos; tremor foi sentido na Tailândia e na China

Terremoto de magnitude 7,7 foi sentido nesta sexta-feira, 28, no Mianmar, na Tailândia e na China, destruindo construções e causando vítimas.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Nesta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar, sendo sentido também na Tailândia e na China. Inicialmente, foram confirmadas 144 mortes e 732 feridos no país, mas dados mais recentes da mídia estatal indicam que o número de vítimas aumentou para 1.002 mortos e mais de 2.000 feridos.

O epicentro do tremor foi registrado a 16 km a noroeste de Mandalay, na região central de Mianmar, a uma profundidade de apenas 10 km, o que amplificou seu impacto. Diante da destruição, a junta militar — que governa o país desde o golpe de Estado em 2021 — declarou estado de emergência em seis regiões.

Em um pedido incomum, os militares solicitaram doações internacionais para ajudar nas operações de resgate, além de suprimentos médicos para os feridos. O país já enfrenta dificuldades devido à infraestrutura precária e ao sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.

Danos e destruição

A mídia estatal de Mianmar informou que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em pelo menos cinco cidades. Mandalay, um dos principais centros históricos e religiosos do país, foi uma das áreas mais afetadas.

“Todos correram para fora de casa quando tudo começou a tremer. Vi um prédio de cinco andares desabar diante dos meus olhos. Ninguém ousa voltar para dentro dos prédios”, relatou um morador da cidade, que preferiu não se identificar.

Além da devastação em Mianmar, o tremor fez prédios estremecerem na Tailândia, onde um arranha-céu em construção desabou em Bangkok, deixando nove mortos. Equipes de resgate trabalham para localizar mais de 100 pessoas que podem estar sob os escombros.

Outro edifício na capital tailandesa chamou atenção depois que a água de uma piscina no terraço transbordou, formando uma cachoeira do topo do prédio.

Testemunhas ouvidas pela Associated Press relataram que sirenes de emergência soaram por toda a cidade, levando centenas de moradores assustados para as ruas.

 

LEIA MAIS: 

https://gnewsusa.com/2025/03/pgr-defende-que-debora-cumpra-pena-dos-atos-de-8-1-em-prisao-domiciliar/

https://gnewsusa.com/2025/03/governo-lula-oculta-dados-de-alfabetizacao-das-criancas-no-brasil-e-gera-surpresa-ate-no-inep/

https://gnewsusa.com/2025/03/pgr-solicita-arquivamento-do-caso-do-cartao-de-vacina-de-bolsonaro-por-falta-de-provas/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*