Mulher é presa ao tentar contrabandear crianças mexicanas para os EUA escondidas em seu carro

Foto: reprodução
Autoridades reforçam combate ao tráfico de pessoas e alertam para os riscos desse crime.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

O tráfico de pessoas continua sendo um grave problema na fronteira dos Estados Unidos, colocando vidas inocentes em risco. Em mais um caso preocupante, uma mulher do Texas foi presa após tentar contrabandear duas crianças mexicanas para o país. A operação foi conduzida pelo Escritório de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em Laredo, em parceria com a Patrulha de Fronteira do setor.

Jovanna Netzay Diaz, de 31 anos, moradora de Dallas, foi acusada de transportar ilegalmente dois menores sem qualquer relação familiar com ela.

As crianças, gêmeos de nove anos, estavam escondidas dentro do veículo no momento da inspeção em um posto de controle da Patrulha de Fronteira em Laredo, em 26 de outubro de 2024.

Segundo os documentos judiciais, um dos menores foi encontrado sob um cobertor, enquanto o outro estava oculto no assoalho do banco do passageiro da frente. A tentativa de entrada ilegal foi descoberta pelas autoridades, que imediatamente resgataram as crianças e prenderam Diaz.

Agora, ela enfrenta uma acusação formal por conspiração para transporte ilegal de menores, tentativa de transporte e transporte efetivo de estrangeiros sem documentação para obter lucro financeiro.

Se condenada, Diaz pode pegar até 10 anos de prisão federal e pagar uma multa de até US$ 250.000.

O crime de tráfico de pessoas não apenas viola a lei, mas também expõe vítimas a perigos inimagináveis. Muitas crianças contrabandeadas são exploradas ou abandonadas em condições precárias. Autoridades reforçam que ações como essa serão severamente punidas.

O caso está sob responsabilidade da assistente da procuradoria dos EUA, Melissa A. Lopez, do Distrito Sul do Texas.

Leia mais

Zelensky se diz pronto para cooperar com Trump e pede reconstrução das relações com os EUA

Carnaval seguro: PrEP e PEP como aliados na prevenção ao HIV durante as festas

EUA: Convidado de casamento causa explosão e deixa casa dos noivos em ruínas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*